O gestação tem 3 fases:
1) Fase tenebrosa: quando a coitada da grávida acaba de descobrir que está grávida, fica toda feliz, mas tem que suportar os enjôos (quem disse que são matinais estava mentido: é o dia inteirinho!), as sessões intermináveis de vômitos e os quase-desmaios (bom... quando eu fraquejava, já cuidava pra não desmaiar de vez... então nunca cheguei a APAGAR de fato).
2) Fase VIP: quando a pança já dá uma pinta de barriguinha de grávida. As pessoas sabem que vc não está gorda, nem com gases e passam a te tratar diferente. A gestante fura fila ou entra nas filas preferenciais, não carrega peso (todo mundo se voluntaria pra ajudar), uma beleza...
3) Fase 3 (ainda não nomeei): quando a pança já está enoooormeeee!! Aí, apesar de todo mundo paparicar, o peso da barriga acaba com o bom humor. As costas doem, o quadril dói, a virilha, tudo dói. É difícil deitar, difícil levantar, difícil sentar, muito mais difícil ainda andar... Ah! E, de quebra, também fica difícil de respirar, o bebê já começa a pressionar o pulmão.
Pois é. Estou saindo da fase VIP, já sentindo as dificuldades da terceira fase. As dores já começaram a aparecer... tem dias que acordo de noite com dores no quadril, especialmente nos dias que andei demais. Alguns dias, até as pernas doem (dor irradiada do quadril). E faz o que?? Há alguns exercícios que aliviam um pouco, mas a solução é saber conviver com essas dores... afinal, o bebê está pesado, o quadril está alargando pra acomodar o neném.
Aliada a fase 3, tem também a ansiedade de querer conhecer o rostinho do bebê.... Ah, essa ansiedade que corrói as mamães por dentro...
É isso... o corpo vai doendo e a alma vai agonizando de ansiedade... Fase 3, aqui estamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário