quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Células tronco

A novidade agora apareceu nessa reta final da gestação. Onde quer que eu vá, há folderes sobre coleta e armazenagem de células tronco do cordão umbilical do baby. Milhões de folderes, muitas empresas que fazem esse serviço, mas pouquíssima informação detalhada a respeito (inclusive nos próprios folderes).

Inicialmente indaguei a meu médico. Ele não é especificamente dessa área, mas disse que muitas pesquisas sobre células-tronco estão sendo desenvolvidas e que está se descobrindo que as células-tronco não existem somente, única e exclusivamente, no cordão umbilical. Ou seja, essas tais células que podem dar origem a outras milhões de outras células diferentes existem em outro lugar que não só e somente só no cordão umbilical. Ótimo. Aí perguntei se seria o caso de fazermos a coleta. Ele disse: "se na sua família há alguma doença hereditária, seria interessante...". Mas não deu uma conclusão definitiva. Afinal, cada caso é um caso e a decisão final caberia a mim e ao maridão.

Continuei a buscar informações. Hoje liguei em duas empresas: CORDCELL e CORDVIDA. Falei por telefone e recebi e-mails bem informativos. Fiquei sabendo dos valores de coleta e armazenagem (a armazenagem normalmente é feita em São Paulo, aí nesse valor há embutido o valor de transporte também. Eles dão nome a tudo isso de "adesão": coleta + transporte + armazenagem por 1 ano), fiquei sabendo que teríamos que pagar uma anuidade para continuar mantendo o materialzinho do cordão umbilical do baby... Assim... teríamos que pagar vááárias anuidades, conforme o tempo que estaríamos dispostos a conservar as células congeladas. E tudo isso pra nem sequer saber se um dia usaremos esse material!!

Sim... há doenças sérias (genética e hereditária) na família, mas ainda não se sabe se há cura ou tratamento (para que serviriam então as células-tronco nesse caso?).

Então... não sei o que fazer!! 
Preparar o Luizinho prum futuro incerto de alguma doença que ele pode vir a ter e que pode vir a ter tratamento/cura? Ou numa perspectiva otimista: assegurar sua saúde desde antes mesmo do seu nascimento?
Confiar em Deus de que não haveria rastro de qualquer doença mais séria no corpinho do meu filhinho?
Fazer um mega investimento com um retorno no mínimo gratificante (a saúde do filhote)??
Gastar um dinheiro provavelmente à tôa com algo tããããooo a longo prazo, que hoje nem se sabe com certeza de sua utilidade?

Fiquei confusa. Como recebi essas informações há pouco tempo, ainda não deu tempo de conversar com o maridão. Conversaremos sériamente sobre isso. Afinal, o nascimento do baby será daqui a um mês (e a coleta é feita na hora do parto), até lá teremos que tomar uma decisão.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Compras pra mamãe | Escolha do pediatra

Chegou a hora da mamãe começar a se preparar para o "Grande Dia", o "Dia L" (L de Luizinho... Dia "D" não tem nada a ver).

Hoje fomos no pediatra para ver se simpatizamos com a cara dele. E, sim, simpatizamos. Cara muito atencioso, já nos deu o celular dele para caso tenhamos qualquer dúvida. Consulta durou 45 minutos e isso porque o bebê ainda nem nasceu!! Quando Luiz nascer, primeira providência será já agendar a primeira consulta... aí vamos ver como esse pediatra é na prática... Dr. A-DE-NIR, nome esquisito...

E na volta do pediatra, fui numa lojinha de lingeries (Maria Mania, 115 norte) pra comprar os últimos apetrechos para a mamãe que se preparar para a chegada do pimpolho: sutiãs de amamentação, camisolas com botõezinhos (bonitinhas, pra poder receber a visitas na maternidade) e cinta (coisa medooonhaa!).

Me diz: por que tudo para gestante e "pós-parida" tem que ser horroroooooso!! Já não bastam aquelas meias de compressão tenebrosas!

Não posto fotos para não deixar ninguém traumatizado... essas coisas (tirando as camisolinhas liiindas) são horrendas demais!

Bom... agora é sentar e esperar o Luizinho querer nascer (por favor, filhinho: ainda não, está muito cedo). e nesse ínterim, vou lavando as coisinhas dele (roupinhas, coisinhas de berço, etc etc e e tals...) e sonhando com o rostinho do meu filhinho...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Chá de Fraldas do Luiz - Mais algumas fotos

Só pra deixar registrado, posto mais algumas fotos do Chá do Molequinho.

Nas fotos, a decoração está FINALIZADA!

Repare nos detalhes:

- Mesa de guloseimas finalizada: além dos vidros com guloseimas, cada vidro já possui seu respectivo pegador/colher; marmitinhas dispostas nos cantos , copinhos para os convidados se servirem, envelopinhos à frente da mesa com mais besteirada.

- Portal de entrada no acesso ao salão.

- Disposição das três mesas: mesa de guloseimas, mesa de docinhos (mesa principal) e mesa de refris e sanduíches.

- Saquinhos de jujubas dispostas na mesa principal

- Mesa principal finalizada (com saquinhos de jujubas e latinhas)

- Latinhas dispostas ao pé das bolas de jujubas, na mesa principal

- Detalhe da decoração da parede: cataventos formando o nome "LUIZ"



Lindo demais... Não consigo parar de admirar cada detalhes dessa festinha... aliás, festONA!

Tudo muito lindo! Obrigada pelas fadas/anjinhas que fizeram tudo isso pelo meu Luiz.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

15 de agosto: Dia da Gestante!

Descobri que hoje, 15 de agosto, é DIA DA GESTANTE!

PARABÉNS PRA MIIIIM!!!
Uhuuuu!!!

Pilates na gestação!

Sim sim sim... Isso mesmo: PILATES durante toda a gestação!!

Pilates é um exercício físico puxadíssimo, mas, para gestantes, toda sua dinâmica muda. Fica mais focada em alongamentos, preparação da pelve para parto normal e alívio das dores. Ou seja, fica muito mais relax do que o Pilates normal, mas essencialíssimo para a qualidade de vida da gestante!

Imagina: estou com 8 meses e uma semana de gestação e me encontro SEM DORES! Impossível? Nããão... com Pilates é possível... e bom demais.

Dia desses estava na aula e o professor ficou assim... maravilhado de ver esta super-grávida chegando aos 8 meses de pança e ainda firme nos exercícios. Ele tirou fotos e me enviou-as. Fiz uma montagem (Picasa na cabeça!) e posto-a aqui, agora:


Esta semana fui no médico e perguntei se posso continuar com as aulas de Pilates. Segundo ele, contanto que eu me sinta confortável (e isso é muitíssimo pessoal), não há contraindicação médica NE-NHU-MA, especialmente no meu caso, que minha gestação está super tranquila.

Vou continuar então!! Quem sabe eu não consigo ficar firme e forte no Pilates até um dia antes de parir???

33 semanas de gestação!!

Chegamos a 33 semanas de gestação!!!!

Novidades que venho percebendo nas últimas semanas:

- Dificuldade de achar posição pra dormir. Mas, graças a Deus (e ao professor de Pilates e a massagista), já consegui ajustar todos os trilhões de travesseiros para que eu durma e acorde sem nadica de nada de dor.
- Dificuldade de achar posição para sentar. Por enquanto, sentar ereta, super retinha está sendo a melhor posição, mas as costas ficam cansadas com o tempo. Se eu sento toda largadona, o bebê começa a mexer feito doido!
- Falta de ar! Especialmente esta noite foi terrível! Se viro pro lado direito, falta ar... Se viro pro lado esquerdo, dá um aliviozinho, mas 5 minutos depois, falta de ar novamente. Deitar de barriga pra cima, nem pensar! Aí que não vem ar mesmo e o bebê fica incomodadíssimo!
- Refluxo. Sim, sim... estou tendo refluxo durante o dia... no início da noite... É interessante que sempre sou "lembrada" sobre o que andei comendo durante o dia... Argh!
- Dor nas costas. Isso quando fico muito tempo em pé ou quando ando muito. Mas, pelas recomedações dos meus gurus da saúde (massagista e prof de Pilates), essa é a melhor das dores, pois é uma mera dor localizada. Se é dor irradiada, aí sim que o bicho pega!
- Zero dores no quadril (que eu sentia DEMAIS e sofria o dia inteiro com isso) e nada de dores persistentes na virilha (quando as tenho, faço uns exercícios e elas passam rapidinho).

No início desta semana fui no médico e:

- Não ganhei nem 1 grama de peso. Apesar de o bebê ter crescido muito muito muitão, mantive o peso. Apesar de eu ter enfiado o pé na jaca logo nos dias após o Chá de Fraldas, não engordei nadica de nada (pelo contrário... EU perdi peso enquanto o BEBÊ cresceu e engordou)
- Batimentos cardíacos do baby super bons, 146bpm.
- Minha pressão arterial está baixinha, desta vez está 9 por 6. Como ainda estou conseguindo ficar em pé com uma pressão tão baixa assim?

Ou seja, tudo Ó-TE-MO com mamãe e bebê!
Ainda esta semana irei fazer o exame de ultrassonografia... verei se o narizinho do Luizinho puxou mesmo o nariz da vovó-Maria... narizinho de japinha. Fofo!

Ah!! Claro... segue fotinhas da mamãe-melanciônica:



Foto inspirada nas fotos do super fotógrafo Carlos Terrana (mas não sei porque não ficou tão boa..):

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Menção carinhosa ao Vovô!

Não podia falar isso no post sobre o Dia dos Pais, porque ele foi dedicado especialmente ao maridão... Por isso abri esse novo post...

No domingo, quando fomos na casa da minha tia e encontramos o Vovô lá, ele perguntou: "Netinha, posso dar um beijinho do netinho... ops, no bisnetinho?".

Claro que eu disse que SIM, e ainda complementei: "Você é o pai de todo mundo aqui, vovô!".

Aí ele, nos altos dos seus 96 anos, abaixou e deu um beijinho na minha barrigONA!!

Achei tããããooo liiindooo!!!


Dia dos Pais!!

Primeiro dia dos pais do papaizão Nilo!!

Se eu demandei presentes pro Dia das Mães, claro que comprei alguma coisa bem "cara de dia dos pais" pro maridão.

Fui na Imaginarium e comprei uma fronha de travesseiro, um porta-retrato (pra colocar a primeira foto do papai e do Luizinho a ser tirada ainda na maternidade), um abridor de garrafa (que é ele mesmo uma garrafa) e complementei com chocolates amargos da Kopenhagen. Tudo isso dentro de uma caixona linda, com motivos de dia dos pais, seguindo os desenhos do porta-retratos e fronha.

Deixei a sacola na sexta-feira (sou ansiosa sim, e daí?), na entrada de casa, bem no corredorzinho/hall de entrada... Assim, pro Nilo entrar e já tropeçar nos presentinhos... Acho que ele gostou da surpresinha..


E, para prestar mais uma homenagem ao paizão do ano:


No sábado fomos "convocados" a visitar minha mãe na casa dela. Lá estava ela com um presente pro Nilo, em comemoração ao Dia dos Pais. Camisa social chiquetérrima da Via Veneto, 100% algodão. Segundo ela, é pra festejar os "pais da vida dela" (Sandro e Nilo, filho e genro).

No domingo, exatamente dia dos pais, fomos almoçar na casa do sogrão, onde o Nilo foi parabenizado pelo dia dele... e depois fomos para Taguatinga, na casa da minha tia, onde estavam quase todos os Freire para comemorar o Dia dos Pais junto com o "pai de todos", vovô Gerson. Claro, maridão ganhou várias e vááárias felicitações pelo dia!

Eu AMEI ver o Nilo ser tão paparicado assim... e ele adorou receber tantas felicitações... Ficou o tempo todo falando pro Luizinho que é graças a esse rapazinho que ele hoje é PAI!!!


Curso para gestantes - Hospital Santa Luzia

E lá fomos nós para mais um curso de gestantes... desta vez no Hospital Santa Luzia.

Diferente do curso do Sta Lúcia, este foi realizado em dois finais de semana, dias 4/08 (bem no dia do Chá de Fraldas do Luiz... foi uma correria e uma canseira danada pra conseguir dar conta de tudo) e 11/08 (dia que eu e maridão completamos 5 anos de casamento!), no período da manhã.

Gostei, achei BEM interessante.

As instalações são bem melhores do que do Sta Lúcia. Auditório grande, muito bom, com espaçamento enorme entre as fileiras (sem dificuldades de locomoção para aquele mooonte de gravidonas). Coffee break bem servido, com frutas, variedade de sanduíches, bolos, sucos... muito bom!

Porém, o curso em si não foi lá tããããoo bom...

Primeiro dia teve um psicólogo/obstetra que falou sobre parto normal, escolhas entre cesária e parto normal, preparação do corpo da mulher para esse momento. Bem legal, mas achei que faltou mais informações técnicas e sobrou "psicologismos", abordagens emocionais, muito pessoais. O que me falta é justamente a parte técnica, mais informativa, mais detalhada, e nem tanto essa baboseira emocional (que basicamente é variável de mulher pra mulher).

Ainda no primeiro dia, no segundo período das palestras, foi uma enfermeira que tratou sobre amamentação. Essa palestra sim foi ótima! Enfermeira desembaraçada, falou de tudo um pouco sobre amamentação, soube responder às perguntas das mamães desesperadas.

No segundo final de semana foi falado sobre parto normal e parto cesária, procedimentos que são realizados em cada tipo de parto. Gostei bastante, mas, em comparação com as palestras do Sta Lúcia, muitas informações não foram faladas.

O bom é que tenho no meu "arquivo de memória", ou seja, na minha cabeça (na caixola), as informações que foram faladas nas DUAS palestras. Pude formular váááárias perguntas para fazer ao meu obstetra, fiquei sabendo de vários detalhezinhos que nem sonhava que existiam.

Ou seja, saldo positivo para mim, pro maridão e pro bebezinho!!


Well... HOJE recebi um e-mail me convidando pro curso de gestantes do Hospital Brasília. Vou ou não vou?? Eis a questão... Será que dois cursos já não são suficientes?




Reminiscências do Chá de Fraldas...

Não é que eu faça questão de ganhar presentes... nada disso... Claro que eu GOSTO/AMO ganhar presentes e fico ainda mais feliz quando esses presentes são pro meu filhinho! Lógico!

O que eu RE-AL-MEN-TE gosto é de ver tanto carinho, tanto amor, tanta atenção, tanta consideração em relação ao meu bebezinho... A verdade é que ninguém ainda conhece o Luiz... eu sou a pessoa que mais o conhece, mas ainda não posso dizer que CO-NHE-ÇO MEEEESMO.

E, mesmo assim, mesmo sem conhecer esse serzinho tão fofo que cresce dentro de mim, as pessoas fazem questão de estar junto conosco, de dar pequenos mimos pra essa pessoinha que ainda nem conhecem.

Acho tudo isso fantástico demais! Fico encantada e sempre emocionada...

Ainda como "continuação" do Chá de Fraldas, recebemos e estamos ainda recebendo alguns mimos...

1) O pessoal da Anatel, apesar de a maioria ter comparecido, fez mais um chá de fraldas, dessa vez lá mesmo no ambiente de trabalho. Maridão voltou ontem do trabalho com um sacolão de fraldas!!

2) Ainda da Anatel, a Letícia, colega de trabalho que não pôde ir ao Chá deu pro Luizinho um bodie fofíssimo:

3) Durante o Chá ganhamos um conjuntinho liiindo da Dona Zilda e do Vovô!! Não dá pra ver direito na foto, mas o casaquinho tem orelhinhas...

4) No Chá de Fraldas ganhamos também da Suzana, também colega da Anatel (essa eu conheço bem e adoro... já me ajudou muuuuito nas decisões importantes da minha vida), um brinquedinho (um telefonezinho, a cara da Anatel, vai) e EU GANHEI UM ARRANJO DE FLORES, GIRASSÓIS! Ela disse que mamãe tem direito a presentes também! Heheh... adorei!


5) Ainda no Chá, ganhamos da Tia Lúcia dois CDs de músicas de ninar... U2 e Trilhas de Cinema. Chique né? Engraçado foi ela contando que teve que queimar os neurônios para tentar achar algum tipo de música que já não tínhamos baixado (pela internet) antes... Ah! O detalhe é que não tínhamos CD player. Para podermos colocar musiquinha pro baby, ontem mesmo compramos um cd player com entrada USB pra colocarmos no quartinho do Luiz.

(e durante o Chá, ganhamos muitas colôniazinhas, lenços umidecidos... e esses complementozinhos para banho do neném e troca de fraldas...)

5) No último domingo, dia dos pais (já já escrevo sobre os acontecimentos deste dia), encontramos Tia Alina e ganhamos MAIS FRALDAS! Quer dizer, o Luiz ganhou. E ela ainda deu por baby um pijaminha fofo acompanhado com um parzinho de pantufas! Pantufas?? Ah... coisa mais fofa, quase me derreti toda.

6) Falei pra minha mãe que ganhamos muitas muitas muitas muuuitas fraldas tamanho M. Em algum momento teremos que comprar alguns pacotes P, mas isso láááá pre frente. Claro, a danada da minha mãe comprou uns pacotinhos P para o netinho. Aiaiaiai...


Bom... e assim o Luiz vai crescendo dentro da barriga da mamãe... cercado de demonstrações de amor...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Chá de Fraldas do Luiz - o depois

Bom... depois de muito planejar, muito executar, muito curtir, muito cansar, muito achar-tudo-maravilhoso... Depois de tudo isso, claro, restaram AS FRALDAS!!



O detalhe: ainda tem mais um monte estocado na casa da Babãe!

Chá de Fraldas do Luiz - o durante!

Além de todos os amigos, anjinhos da guarda, que me ajudaram no antes, durante e depois da festa, todos meus fornecedores foram simplesmente fantásticos!!

Destaque para:

- ASBAC: que alugou o salão. Estava já esperando aqueles funcionários preguiçosos, que não sabem dar informação correta. Lêdo engano. Todo mundo com quem lidei, desde a gerente de eventos até a faxineira foram incríveis comigo.
- Garçons: Sampaio e sua esposa Vera, indicados pela minha grande amiga Fabíola. Foram fantásticos, recebi vááários elogios e muitas pessoas estão querendo o contato deles para chamá-los para outros eventos. Além da super disposição e eficiência extrema, eles são uma simpatia!
- Café da Mata: onde encomendei doces e salgados. A pessoa que me atendeu, Elizângela, foi uma fofa, super simpática e altamente detalhista nas informações. Fiz um pedido grande, recebemos na hora combinada, como combinado... e tudo estava uma DE-LÍ-CIA! 

Mas falemos do "durante", que é o título deste post.

Como havia dito anteriormente, o cansaço me nocauteou. Tirei pouquíssimas fotos... quando dei uma paradinha para descansar e comer um pouquinho (já estava ofegante e tonta de tanto ir de mesa em mesa), não consegui retormar a "sessão de fotos". Me arrependo de não ter tirado foto de todos os convidados, nem de toda a decoração finalizada (deveria ter tirado foto do "depois" também).

Bom... mas o melhor álbum de fotografias é aquele que fica na memória e no coração... E esse álbum está super recheado de momentos maravilhosos!

Segue algumas fotos.

A minha "irmãzona", juntamente com minha "mãe de aluguel",
 "segunda mãe", "mãe do coração"... 
As anjinhas que cuidaram de toda a decoração (DE CORAÇÃO)


Amigos de longa data e amigos de agora, mas amo todos profundamente: 

Amigos de ORKUT, que conheci na época do casamento, 
e que tanto me ajudam e que tanto adoro!!

 Eram amigos de trabalho, viraram amigos da vida!
Com participação da Bellinha, na barriga da mamãe Cris!

 Galera da Anatel!!

 Os Pasquali's!!
Com participação especial da Babãe!


E, claro, a cereja do bolo, minha família: Os Freires!!


Sim, sim... Faltou fotos do meu irmão, da cunhada, da sobrinha linda-fofa, da Araci e Freire, do colega do maridão (Ildomar e família), da Silvania e família... etc etc e tal... muitas muitas fotos que não tirei. Enfim, como fotógrafa, sou uma ótima filósofa!

Mas como já disse, as "fotos" no meu "álbum da memória" são simplesmente PRICELESS!! E essas, irei levar pra vida inteira!

Beijos carinhosos, emocionados e chorosos para todos que estão comigo nesses momentos tão importantes...

Chá de Fraldas do Luiz

Depois de meses e meses de planejamento, compras, etc etc e tal, neste final de semana finalmente aconteceu o CHÁ DE FRALDAS do baby.

Com a organização das grandes artistas Aline e Tia Rosimeire, o evento foi um suuuuuuucesso!!

O que mais gostei: 
1) Todo o processo de organização: a Aline idealizava, procurava fotos na internet, me consultava e eu, na maioria das vezes dava o "ok" pra ela seguir em frente. Todo o planejamento, desde pensar no tema, cores, quanto fazer as compras, ajeitar os detalhes (fazer lembrancinhas, cortar panos)... O aluguel do salão, que tive uma mega ajuda da Araci que, super prestativa e cheia de amor, nos ajudou nisso. E também o dia da montagem da festa... na qual não estive presente, mas meus anjinhos da guarda estavam lá cuidando de tudo.
2) O evento em si: as várias pessoas que participaram, que puderam estar presentes, que rechearam o dia com muito amor voltado para este serzinho que sequer nasceu. Foi uma delícia sentir todo esse amor, ver tantas pessoas que amamos já estão amando nosso filhinho.
3) A finalização: quando algumas pessoas ficaram até mais tarde nos ajudando a desmontar tudo, empilhar dentro do carro, trazer para nosso apartamento. Muito amor, muito cuidado, muito carinho conosco.

O que não gostei, DE-TES-TEI: meu cansaço me encheu o saco!! Dor nas costas terrível! E, pelo cansaço, não consegui tirar nem metade das fotos que tinha planejado tirar. Fiquei brava comigo mesma.Grrrrrr!!!

Sobre a decoração, tudo ficou lindo demais. Como a Aline mesmo disse, foi uma DE-CORAÇÃO. Tudo foi feito realmente com muito amor por esssa minha amiga-prima-mais-que-irmã-verdadeira-alma-gêmea!

Fiz uma montagemzinha de alguns detalhezinhos da decoração:

Docinhos com espetinhos personalizados, copinhos com mini-confetis,
 bola de jujubas, mesa de guloseimas, pedestal cheiiinho de docinhos...


E a Marina, filha da minha super anjinha da guarda Araci, fez outra montagem mega fofa:


E as mesas? Teve mesa azul com forro branco e mesa branca com forro azul.
E os centros de mesa? Foooofos demais.... produção da artista Aline!
E uma tomada geral do salão, pra ver o visu. Não me aguentei e tirei a foto antes da produção terminar...
Ainda tiveram vários cataventos nas paredes e pilastras...


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Quarto do Luiz: PRONTINHO!!

Finalmente terminamos os últimos detalhes da decoração do quarto do baby...


Quadros, cortina, tapete (EVA), pufe, poltrona de amamentação, 
puxadores de guitarra, almofadão de amamentação... 
Tudo certo!


Berço, kit berço, babá eletrônica, mais quadro, mosquiteiro, adesivos de parede. 
Acho que está tudo aí!


Cômoda, kit de higiene, brinquedinhos, lixeirinha, mais adesivos de parede... 
Tudo pronto pro Luiz chegar!

31 semanas - fotos

Gentem... olha como eu cresci!!

Perfil... barriga imensaaa... pontudona...
  


Ôôôôôôô, dificuldade pra sentar...

Sentei! Olha a cara de felicidade por ter conseguido sentar!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dormi uma noite inteira!!

Já faz MESES que não tenho uma noite tranquila de sono.

Desde 4o. ou 5o. mês de gestação meu sono é sempre picado. No início o Luiz me acordava de madrugada com os golpezinhos de karatê dele. Resolvemos isso com as conversas pré-sono do papai Nilo. E quando papai diz que é hora de dormir, Luizinho obedece direitinho.

Depois começaram as dores devido ao peso da melancia. Todas as noites acordo com dor no quadril (essas são as piores dores!!), dor no pesçoco, dor nos joelhos, dor nos braços... Dor em tudo! Viro pro lado, pára de doer. Aí começa a doer em outro lugar, acordo de dor novamente. Viro pro outro lado, pára de doer novamente. Duas horas se passam, acordo de novo com outra dor. E assim passa a noite... eu me revirando na cama, travesseiros pra cá e pra lá, maridão bem na beiradinha da cama, dores aqui, dores ali.

Esta noite foi NOVIDADE!! Dormi diretão!!! Finalmente acertei a posição e a altura dos travesseiros... e dormi um sono gostooooso... Só fui acordar quando já tinha amanhecido. Achei esquisitão até!

Ah... me sinto revigorada!



(Dicas: durma sempre de lado, nunca de barriga pra cima. Assim a lombar não fica sobrecarregada. De lado, apóie a barriga num travesseiro baixo. Se for muito baixo, não faz diferença e a coluna acorda doendo. Se for muito alto o travesseiro, o bebê mexe o tempo todo reclamando. Ache a altura perfeita - mega difícil. Entre as pernas coloque um monte de travesseiros, de forma que a perna que fica em cima fique reta em relação ao quadril. Dica de ouro: quadril e perna de cima sempre alinhados, quadril nunca deve ficar virado. A perna que fica em baixo nunca deve ficar dobrada, senão acaba sobrecarregando o quadril novamente. Deixe-a sempre estirada. Fotos que mais ou menos ilustram o que eu estou recomendando...)


A ideia de dormir com travesseiro sob a barriga já é muito utilizada pelas gestantes. Não precisa comprar um travesseiro só pra isso, basta encontrar um travesseiro na sua casa que a altura dê conta do peso da barriga. Mas existe essa opção para as mamães que adoram comprar essas coisinhas...




Essa foto abaixo é quaaaase ideal para a posição nas pernas. Pra mim, se minha perna fica um pouquinho caída (como na foto), o quadril já amanhece dolorido. Recomendo que o travesseiro seja um teco mais alto, de forma que perna e quadril fiquem alinhados. Outro detalhe: perna de baixo sempre reta, estirada (na foto ela está dobrada). Quando eu dormia com a perna de baixo dobrada, a dor no quadril na manhã seguinte era tão intensa que mal conseguia andar.