Então... recebi um pedido especial para postar detalhes sobre o parto. Por isso decidi ressucitar este blog, um últimozinho post. Espero estar ajudando a algumas gravidinhas e futuras mamães...
Tudo bem que já postei muita coisa a respeito aqui mesmo, mas deixei passar alguns outros detalhezinhos. Vamos a esses últimos detalhezinhos...
Let's go então...
Entrei em trabalho de parto por volta das 3 da madruga de uma quinta-feira. Como eu soube que era trabalho de parto??? Eu não sabia!!! Todo mundo dizia pra mim: "você VAI SABER quando tiver em trabalho de parto". Não... não é bem assim. Ainda mais depois de um alarme falso, todos os sintomas que eu sentia, pensava que era XI-LI-QUE da minha parte... sei lá... que era uma dorzinha, uma cólica intestinal sem importância.
Mas como eu soube de fato que estava em trabalho de parto??? Só ligando mesmo pro obstetra que falava e explicava com tooodaa paciência do mundo em que estágio do trabalho de parto eu estava. Exemplificando: eu só soube da saída do tampão mucoso porque o médico falou. E só soube que a bolsa rompeu também porque o médico confirmou.
Como eu disse no outro post, lá pelas 10 da manhã (depois de 7 horas de trabalho de parto) fui pro consultório do meu obstetra. Entrei já falando: "Não consigo acreditar que estou em trabalho de parto, não acredito que o Luiz vai nascer. Acho, sim, que estou tendo uma crise de XILIQUE. XI-LI-QUE!!". Médico riu de mim e, depois do exame, claro, confirmou que o Luiz já queria sair.
Ahhh... e trabalho de parto dói??? Dói a mão!! Porque sempre que dava uma contração, eu socava a parede!!! Hehe... brincadeira... Falando sério, dói um pouco. A parte chata é que a dor veeem... e vai embora... Aí dá um alíííívio... e quando eu já ficava bem feliz, sem dor, a bendita (maldita!) voltava. É esse vai e vem que enche o saco.
Mas e a dor, intensa demais??? Pelo menos até onde eu cheguei no trabalho de parto, não doeu muito não. Já senti cólica menstrual muito mais forte. E, no início da gestação eu tinha cólicas que quase desmaiava. Ou seja, dor do trabalho de parto é manha.
Bom... mas calma lá... Eu cheguei a incrível UM CENTÍMETRO de dilatação... Dizem que quando se chega a 10cm de dilatação, a dor é insuportável. Quando a mulher acha que vai MORRER (literalmente) de dor, o bebê nasce. Mas não cheguei a vivenciar essa dor. Então não posso falar nada sobre isso.
Então... continuando... 3 da madruga, começou trabalho de parto. Às 10 da matina, consultório do médico. Depois disso, saimos correndo pro hospital. Aí fomos pra salinha de internação, resolver a papelada. Assinar papéis, a burocracia de sempre. e as contrações continuando... .
Subi direto pro Centro Cirúrgico, devia ser umas 11h ou mais. Maridão foi abduzido pra se trocar, colocar a roupinha verde azulada ou azul esverdeada. Me mandaram prum banheiro, me deram um saquinho pra colocar tudo que eu tinha no corpo e me deram também um camisolão horroroso de hospital. Tirei tuuudo, coloquei o camisolão horrendo, a touquinha tenebrosa e vamos pro centro cirúrgico.
Chegando lá, sentei na maca e fiquei esperando... Fiz amizade com as enfermeiras... Dali a pouco o Nilo aparece na porta do salinha todo encapotadinho de verde/azul, desde touquinha até protetorzinho pro pé. Dali a pouco chegou meu médico, disse que estavam todos aguardando o anestesista. E aguardamos.
Anestesista chegou... hora da anestesia né? Mas, antes, o acesso para o soro. Picadinha na mão... e isso foi terrível!! A agulha tinha a espessura de um canudo de milk shake do Bob's!!! Ops... exagero... Mas, sem sacanagem, não me lembro na minha vida inteira de ter visto uma agulha tão larga assim... E doeu, COMO DOEU!!
Agora sim, hora da anestesia... Eu, sentadinha na maca com as as pernas caidas pra fora, a enfermeira disse pra ficar com as pernas meio abertas (pra ficar mais confortável, caber a barriga) e ficar beeeem curvada. Daí ela ficou empurrando minha cabeça pra baixo, pra forçar ainda mais a curvatura das minhas costas. Lembro que ADOREI essa parte, porque deu uma alongaaaada booooaaa na coluna. Já ouvi muitas mamães falando que detestaram essa parte. Eu amei!
Aí a parte que eu não gostei: alcool gelaaaaadooo nas costas, congelando!! Alcool passado nas costas, picadinha de leve, injeçãozinha boba (doeu menos do que um exame de sangue) pra anestesiar a pele... Pele anestesiada, aí sim veio a raquidiana. E essa eu não senti NADA!! Nadica de nada.
Nessa hora estranhei. Todo mundo me pegando e me deitando e eu: "calma calma gente". E a enfermeirada falando: "tem que deitar logo, porque daqui a pouco você já não vai mais sentir as pernas. Vamos rápido".
Eu deitadinha... braços abertos. Falaram que os braços ficam amarrados para que a paciente não invada o campo estéril. Os meus ficaram soltinhos. Aí comecei a sentir um formigamento gostooooso... e uns repuxões aqui e ali... Um mexe remexe... Passados uns poucos minutinhos (acho que menos de 10 minutos), veio uma pressão estupenda!! Parecia que estavam esmagando meu pulmão. E o médico falou: "está nascendo". E eu: "Putz! Mas bem em cima do pulmão??".
De repente veio o chorinho... chorão... o berreiro!! Era meu Luizinho que tinha nascido!!! Meio dia e um!! Trouxeram o rapazinho todo embrulhadinho pro meu lado... pude olhá-lo, fazer carinho... e já o levaram para os procedimentos do pediatra. Essa parte foi ruim...
Aí fiquei lá um tempão... médico e auxilar me fechando, batendo mó papo sobre tudo... E eu lá... só ouvindo, trêbada de sono... Deve ter durado uns 40 minutos... e eu lá deitadooona, só esperando. Deu uma dorzinha de cabeça que dava pinta de evoluir para enxaqueca. Falei com a anestesista, ele disse que já tinha aplicado a medicação no soro... e a dor passou.
Costura finalizada... me passaram da maca da cirurgia para a maca (daquelas com rodinhas) pra me levarem pra recuperação. Sensação estraaanha... Pegam o lençol que fica embaixo de mim, me levantam e transportam pra maca do lado. Tipo que nem Grey's Anatomy mesmo. Bem legal!
Aí o resto é ficar deitada, esperando as pernas darem a ar da graça... bem tranquilo!
Bom... é isso... Isso tudo aí foi o COMO que o Luiz veio ao mundo!!!
:-)
terça-feira, 9 de outubro de 2012
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
LUIZ NASCEEEUUU!!!!
Eu já estava me acostumando com a ideia de o rapazinho nascer só em outubro... Mas, menininho cheio de vontades que ele é, resolver surpreender a mamãe e nascer num dia que realmente não estava esperando a vinda dele!
Vamos ao relato.
Quinta-feira, 27, de madrugada, 3:00.
Estava eu dormindo tranquiiiilaaa... Acordei morrendo de vontade de fazer xixi (recorrente na gestação), fui ao banheiro e me deparei com um treco estranho no meu absorvente: não era corrimento, já conhecido, era uma gosma bem brilhosa, amarelada... achei muito parecida com GELÉIA DE DAMASCO, consistência e cor (ok... nunca mais me atrevo a comer essa geléia, depois dessa comparação infeliz). Hum.. será que é o tampão mucoso??? Bom... sono, preguiça, resolvi voltar a dormir e deixar as dúvidas de lado.
Pouco mais tarde, acordei com uma cólica daquelas! Mas o sono foi mais forte, voltei a dormir. Minutinhos depois, mais cólica. Aí eu finalmente botei a cabeça pra pensar e comecei a desconfiar que eu poderia estar entrando em trabalho de parto ATIVO! Esperei mais algumas contrações (ou sei lá o que era aquilo), até uma contração vir tão forte que busquei a mão do maridão, aperteeeeeei-a foooorte até a dor passar (e o marido acordar). Virei pro lado e falei pra ele: "ACHO QUE ESTOU EM TRABALHO DE PARTO, VAMOS LIGAR PRO MÉDICO".
Ligamos. Médico disse que deveria ser mesmo o tampão saindo e as contrações começando. Recomendação: quando as contrações ficarem BEM regulares vindo de 10 em 10 minutos e durando 30 segundo, ligar pra ele de novo.
Eis que desceu um xixizão... molhou calcinha e short... mas não foi aquela coisa de cinema (que molha o chão, faz uma poça gigante. Só foi mesmo um xixi que não tive controle sobre ele. Seria a bolsa estourando???? Ligamos de novo pro médico. Ele confirmou: bolsa rota.
Mais contrações, marcando tempo, duração... Chegou 10h, liguei de novo pro médico e ele disse para irmos ao consultório dele para ele ver a progressão e tals...
No consultório, ele confirmou tudo: tampão tinha ido pro beleléu há tempos e, de fato, a bolsa já tinha rompido... Aí a notícia alarmante: o líquido amniótico que insistia em vazar de mim estava com uma cor escura, o que significa que o bebezinho já tinha feito o primeiro cocozinho (mecônio) dentro da barriga e poderia aspirá-lo, entrando em sofrimento. PIREI!!!
Médico disse para irmos pro Hospital, dar entrada nos papéis para uma CESÁRIA DE EMERGÊNCIA.
Eu e marido no nosso carro, médico no carro dele, fomos pro hospital SANTA LUZIA. Enquanto mexíamos nos papéis, convênio, autorização, o médico chegou e disse que já estava subindo pro centro cirúrgico, deixando tudo preparado pra minha cesária.
Fomos direto pra lá, depois da burocracia resolvida.
Eu estava estranhamente tranquila... o médico já estava lá, ficamos só esperando o anestesista chegar. Conversei com o médico, fiz amizade com as enfermeiras, vi o maridão todo encapotado com aquelas roupas estéreis azuis...
Anestesista chegou, cirurgia começou.
Aí bebezinho nasceu... Fiquei confusa, emocionada. Ouvimos os BERROS dele (ufa!!! nasceu com pulmões mega funcionando!), o médico nos mostrou... fiquei mais confusa, mais emocionada... olhei pro Nilo, ele tava chorando...
Luizinho nasceu sem problema nenhum. Apgar 8 no primeiro minuto e 10 nos outros 5 minutos. Esse apgar são parâmetros que avaliam a saúde do neném ao nascer. Vai de 1 a 10. Meu moleque foi nota 10!!!
Peso: 3,600kg
Tamanho: 49cm
Hora: meio-dia e um (12:01)
Aí o pediatra o levou pros primeiros cuidados, maridão saiu correndo atrás do filhinho e fiquei lá, esperando que me fechasse. Pedi pro meu médico aproveitar e fazer uma lipo em mim, mas não deu... heheh...
A recuperação foi meio lenta. Demorei a sentir as pernas, vomitei um monte! Mas eu tava tão estasiada com tudo aquilo e com taaaanto sono, que nem me preocupei com nada. Ao invés de ficar 2 horas na recuperação, completei 5 horas lá. E ainda, na hora de me levarem pro quarto, voltei a vomitar. Na segunda tentativa consegui chegar no quarto... Mas vomitei mais um tanto quando cheguei ao quarto...
Relatos e fotos sobre o meu princepezinho?? Não entram NESTE blog, que fala sobre uma GRÁVIDA SEM NOÇÃO. Gentem, não tô mais grávida né???
Notícias e fotos do rapazinho: www.luizyfp.blogspot.com
E este blog acabou por aqui!!!
Eu, maridão e Luizinho fomos ali, sermos felizes....
Vamos ao relato.
Quinta-feira, 27, de madrugada, 3:00.
Estava eu dormindo tranquiiiilaaa... Acordei morrendo de vontade de fazer xixi (recorrente na gestação), fui ao banheiro e me deparei com um treco estranho no meu absorvente: não era corrimento, já conhecido, era uma gosma bem brilhosa, amarelada... achei muito parecida com GELÉIA DE DAMASCO, consistência e cor (ok... nunca mais me atrevo a comer essa geléia, depois dessa comparação infeliz). Hum.. será que é o tampão mucoso??? Bom... sono, preguiça, resolvi voltar a dormir e deixar as dúvidas de lado.
Pouco mais tarde, acordei com uma cólica daquelas! Mas o sono foi mais forte, voltei a dormir. Minutinhos depois, mais cólica. Aí eu finalmente botei a cabeça pra pensar e comecei a desconfiar que eu poderia estar entrando em trabalho de parto ATIVO! Esperei mais algumas contrações (ou sei lá o que era aquilo), até uma contração vir tão forte que busquei a mão do maridão, aperteeeeeei-a foooorte até a dor passar (e o marido acordar). Virei pro lado e falei pra ele: "ACHO QUE ESTOU EM TRABALHO DE PARTO, VAMOS LIGAR PRO MÉDICO".
Ligamos. Médico disse que deveria ser mesmo o tampão saindo e as contrações começando. Recomendação: quando as contrações ficarem BEM regulares vindo de 10 em 10 minutos e durando 30 segundo, ligar pra ele de novo.
Eis que desceu um xixizão... molhou calcinha e short... mas não foi aquela coisa de cinema (que molha o chão, faz uma poça gigante. Só foi mesmo um xixi que não tive controle sobre ele. Seria a bolsa estourando???? Ligamos de novo pro médico. Ele confirmou: bolsa rota.
Mais contrações, marcando tempo, duração... Chegou 10h, liguei de novo pro médico e ele disse para irmos ao consultório dele para ele ver a progressão e tals...
No consultório, ele confirmou tudo: tampão tinha ido pro beleléu há tempos e, de fato, a bolsa já tinha rompido... Aí a notícia alarmante: o líquido amniótico que insistia em vazar de mim estava com uma cor escura, o que significa que o bebezinho já tinha feito o primeiro cocozinho (mecônio) dentro da barriga e poderia aspirá-lo, entrando em sofrimento. PIREI!!!
Médico disse para irmos pro Hospital, dar entrada nos papéis para uma CESÁRIA DE EMERGÊNCIA.
Eu e marido no nosso carro, médico no carro dele, fomos pro hospital SANTA LUZIA. Enquanto mexíamos nos papéis, convênio, autorização, o médico chegou e disse que já estava subindo pro centro cirúrgico, deixando tudo preparado pra minha cesária.
Fomos direto pra lá, depois da burocracia resolvida.
Eu estava estranhamente tranquila... o médico já estava lá, ficamos só esperando o anestesista chegar. Conversei com o médico, fiz amizade com as enfermeiras, vi o maridão todo encapotado com aquelas roupas estéreis azuis...
Anestesista chegou, cirurgia começou.
Esperando... conversando com as enfermeiras e sendo "flagrada" pelo maridão.
Cirurgia rolando e eu bem tranquila, fazendo careta pro marido...
Aí bebezinho nasceu... Fiquei confusa, emocionada. Ouvimos os BERROS dele (ufa!!! nasceu com pulmões mega funcionando!), o médico nos mostrou... fiquei mais confusa, mais emocionada... olhei pro Nilo, ele tava chorando...
Luizinho nasceu sem problema nenhum. Apgar 8 no primeiro minuto e 10 nos outros 5 minutos. Esse apgar são parâmetros que avaliam a saúde do neném ao nascer. Vai de 1 a 10. Meu moleque foi nota 10!!!
Peso: 3,600kg
Tamanho: 49cm
Hora: meio-dia e um (12:01)
Aí o pediatra o levou pros primeiros cuidados, maridão saiu correndo atrás do filhinho e fiquei lá, esperando que me fechasse. Pedi pro meu médico aproveitar e fazer uma lipo em mim, mas não deu... heheh...
A recuperação foi meio lenta. Demorei a sentir as pernas, vomitei um monte! Mas eu tava tão estasiada com tudo aquilo e com taaaanto sono, que nem me preocupei com nada. Ao invés de ficar 2 horas na recuperação, completei 5 horas lá. E ainda, na hora de me levarem pro quarto, voltei a vomitar. Na segunda tentativa consegui chegar no quarto... Mas vomitei mais um tanto quando cheguei ao quarto...
Relatos e fotos sobre o meu princepezinho?? Não entram NESTE blog, que fala sobre uma GRÁVIDA SEM NOÇÃO. Gentem, não tô mais grávida né???
Notícias e fotos do rapazinho: www.luizyfp.blogspot.com
E este blog acabou por aqui!!!
Eu, maridão e Luizinho fomos ali, sermos felizes....
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Alarme falso: madrugada agitada
Eis que domingo de manhã acordo, vou ao banheiro... e o que encontro? Secreção vaginal alaranjada... Olhei, bateu uma felicidade!! Pensei na hora: "e lá se foi meu tampão mucoso... tá chegando a hora!"
Aí fiz a besteira de pesquisar no Dr. Google. Encontrei de tudo: desde informações sobre a saída do tampão mucoso (minha primeira intuição) a sinais de sofrimento do bebê, iminência de aborto... No desespero, domingão, 8 da matina, e eu ligando pro meu obstetra. Ele confirmou: "seu tampão mucoso saiu! Vamos continuar esperando."
Ok... chega domingo de noite, aliás, madrugada de domingo pra segunda, as contrações continuam (aquelas mesmas que venho sentindo há 2 semanas),só que, desta vez, com dooor no baixo ventre. Fiquei de novo felizinha!! Oba! Estou sentindo dor!!
Depois de uma hora cronometrando as contrações, ligar de novo pro médico. Ele: "deite-se de lado e veja se as contrações dolorosas continuam nesse mesmo ritmo". Uma hora depois, contrações dolorosas continuando, ligamos novamente pro médico. Ele: "vá pra emergência do Sta Luzia e veja se o plantonista dá indicação de internação. Se vc for pra internação, me ligue na mesma hora que eu corro pra lá".
Fomos. Conversa com o plantonista. Exame. E... alarme falso!
A dor é por causa da cabecinha do bebê que está começaaaando a querer encaixar, mas ainda sem qualquer dilatação, colo do útero ainda não está totalmente apagado. Estou meio perto, meio longe de ver o rostinho do Luiz. (pelo nível da minha ansiedade, estou me sentindo a anos-luz de distância do Grande Dia)
Duas e meia da madruga estávamos voltando pra casa...
D-E-T-E-S-T-E-I: o exame de toque foi tão tosco, violento, animalesco (doeeeeuu!!) que estou SANGRANDO. Já desesperei, já liguei (DE NOVO!!) pro meu médico, já me acalmei. Mas até agora, mais de 12 horas depois de ter saído da emergência, ainda estou sangrando um pouquinho por conta da brutalidade do jumento do plantonista. Só não estou a beira de um ataque de nervos porque meu médico atendeu a todas as minhas trocentas ligações, sempre calmo e falando "sempre que quiser, pode ligar" (um santo, coitado) e hoje terei consulta com ele (marquei na semana passada, grande coincidência ter consulta justamente hoje, depois de toda essa confusão).
Mas, resumo da ópera, Luiz ainda está muito bem confortável na barriga da mamãe... preguiçozinho...
Aí fiz a besteira de pesquisar no Dr. Google. Encontrei de tudo: desde informações sobre a saída do tampão mucoso (minha primeira intuição) a sinais de sofrimento do bebê, iminência de aborto... No desespero, domingão, 8 da matina, e eu ligando pro meu obstetra. Ele confirmou: "seu tampão mucoso saiu! Vamos continuar esperando."
Ok... chega domingo de noite, aliás, madrugada de domingo pra segunda, as contrações continuam (aquelas mesmas que venho sentindo há 2 semanas),só que, desta vez, com dooor no baixo ventre. Fiquei de novo felizinha!! Oba! Estou sentindo dor!!
Depois de uma hora cronometrando as contrações, ligar de novo pro médico. Ele: "deite-se de lado e veja se as contrações dolorosas continuam nesse mesmo ritmo". Uma hora depois, contrações dolorosas continuando, ligamos novamente pro médico. Ele: "vá pra emergência do Sta Luzia e veja se o plantonista dá indicação de internação. Se vc for pra internação, me ligue na mesma hora que eu corro pra lá".
Fomos. Conversa com o plantonista. Exame. E... alarme falso!
A dor é por causa da cabecinha do bebê que está começaaaando a querer encaixar, mas ainda sem qualquer dilatação, colo do útero ainda não está totalmente apagado. Estou meio perto, meio longe de ver o rostinho do Luiz. (pelo nível da minha ansiedade, estou me sentindo a anos-luz de distância do Grande Dia)
Duas e meia da madruga estávamos voltando pra casa...
D-E-T-E-S-T-E-I: o exame de toque foi tão tosco, violento, animalesco (doeeeeuu!!) que estou SANGRANDO. Já desesperei, já liguei (DE NOVO!!) pro meu médico, já me acalmei. Mas até agora, mais de 12 horas depois de ter saído da emergência, ainda estou sangrando um pouquinho por conta da brutalidade do jumento do plantonista. Só não estou a beira de um ataque de nervos porque meu médico atendeu a todas as minhas trocentas ligações, sempre calmo e falando "sempre que quiser, pode ligar" (um santo, coitado) e hoje terei consulta com ele (marquei na semana passada, grande coincidência ter consulta justamente hoje, depois de toda essa confusão).
Mas, resumo da ópera, Luiz ainda está muito bem confortável na barriga da mamãe... preguiçozinho...
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Luiz não quer nascer...
Nessa altura da gestação, cheguei num período que tenho que ir ao médico toda a semana. Ontem fui novamente. Aí pensei: "Depois de mais de uma semana de contrações, devo estar com uns 3 centimetrozinhos de dilatação. Mais uns diazinhos, entro em trabalho de parto ATIVO e tenho meu bebezinho nos braços."
Cheguei no médico já falando: "Então... preparando para ir direto pro hospital? Porque depois do exame, iremos correndo pro hospital pra que esse bebezinho nasça logo. Você vai ver: devo estar com uns 7cm de dilatação!!".
Fiz o exame... NADA DE DILATAÇÃO... nada nada nada...
Novamente, o médico disse que meu corpo continua se preparando pro parto, mas ainda estou no período das contrações que não dilatam o colo do útero: contrações sem ritmo e ainda muito fracas.
E tem dias que eu juro que vou enlouquecer!!! Muuuitoo calor, tempo seco seco seco seco, mãos e pés inchados demaaaisss, falta de ar... Esta noite não consegui dormir NADA! Tô num estado que começo a alucinar de tanto cansaço!
Quando chego a esse estado de nervos a flor da pele, Luiz sempre faz uma sapequice (ontem quase consegui pegar o pezinho dele, dava pra sentir direitinho) que faz com que eu me anime. Aí começo a rir, um riso cansado e desesperado, mas muito feliz... Aiaiaiai... tudo vale a pena por esse rapazinho...
Cheguei no médico já falando: "Então... preparando para ir direto pro hospital? Porque depois do exame, iremos correndo pro hospital pra que esse bebezinho nasça logo. Você vai ver: devo estar com uns 7cm de dilatação!!".
Fiz o exame... NADA DE DILATAÇÃO... nada nada nada...
Novamente, o médico disse que meu corpo continua se preparando pro parto, mas ainda estou no período das contrações que não dilatam o colo do útero: contrações sem ritmo e ainda muito fracas.
E tem dias que eu juro que vou enlouquecer!!! Muuuitoo calor, tempo seco seco seco seco, mãos e pés inchados demaaaisss, falta de ar... Esta noite não consegui dormir NADA! Tô num estado que começo a alucinar de tanto cansaço!
Quando chego a esse estado de nervos a flor da pele, Luiz sempre faz uma sapequice (ontem quase consegui pegar o pezinho dele, dava pra sentir direitinho) que faz com que eu me anime. Aí começo a rir, um riso cansado e desesperado, mas muito feliz... Aiaiaiai... tudo vale a pena por esse rapazinho...
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
37 semanas... indo para a 38a
Hein??
Esse Luizinho não vai querer nascer não??
Agora deixa eu explicar o por que dessa pança GIGANTE:
Tamanho do bebê - tabela de referência: 47,4cm --> Luiz: 48cm
Peso do bebê - tabela de referência: 2,622kg --> Luiz: 3,365kg
Placenta - valor de referência: 32 a 40mm --> Eu: 61mm
Líquido amniótico - valor de referência: 80 a 180mm --> Eu: 237mm
(valores para 36 semanas de gestação, que foi quando fiz meu último exame)
Ou seja, tá tudo grande, tá tudo acima dos valores de referência!! Socorro!! E eu continuo com meus míseros 1,53 de altura...
Ah! Antes que alguém pergunte: está tudo muito bem!! Esses valores acima não indicam nenhuma anomalia ou complicação... isso porque todos meus outros números (glicemia, colesterol, pressão arterial e mais um montão de etc etc e tals) estão dentro ou abaixo do esperado.
Tudo saudável... só o bebê que é um bebêzão... e tudo que acompanha ele também está grandão.
Esse Luizinho não vai querer nascer não??
Ó o panção:
Minha mesa (cara de acabada!):
Agora deixa eu explicar o por que dessa pança GIGANTE:
Tamanho do bebê - tabela de referência: 47,4cm --> Luiz: 48cm
Peso do bebê - tabela de referência: 2,622kg --> Luiz: 3,365kg
Placenta - valor de referência: 32 a 40mm --> Eu: 61mm
Líquido amniótico - valor de referência: 80 a 180mm --> Eu: 237mm
(valores para 36 semanas de gestação, que foi quando fiz meu último exame)
Ou seja, tá tudo grande, tá tudo acima dos valores de referência!! Socorro!! E eu continuo com meus míseros 1,53 de altura...
Ah! Antes que alguém pergunte: está tudo muito bem!! Esses valores acima não indicam nenhuma anomalia ou complicação... isso porque todos meus outros números (glicemia, colesterol, pressão arterial e mais um montão de etc etc e tals) estão dentro ou abaixo do esperado.
Tudo saudável... só o bebê que é um bebêzão... e tudo que acompanha ele também está grandão.
Malas prontas
Como tudo parece estar por um fio (posso receber o Luiz daqui a um dia, ou daqui a duas semanas), resolvemos deixar as malas prontinhas.
Já estão ajeitadinhas, na sala, próximas a saída de casa.
Roupas da mamãe, roupinhas do Luiz, cobertores, itens de higiene (e muitos etc etc e tals), tudo pronto!
Agora não falo mais pro Luiz se acalmar e conseguir esperar... Falo pra ele resolver NASCER LOGO!! Porque está dificílimo andar, respirar, fazer o básico com tanta barriga, tanta placenta, tanto líquido aminiótico, e tando bebê!!!
Já estão ajeitadinhas, na sala, próximas a saída de casa.
Roupas da mamãe, roupinhas do Luiz, cobertores, itens de higiene (e muitos etc etc e tals), tudo pronto!
Agora não falo mais pro Luiz se acalmar e conseguir esperar... Falo pra ele resolver NASCER LOGO!! Porque está dificílimo andar, respirar, fazer o básico com tanta barriga, tanta placenta, tanto líquido aminiótico, e tando bebê!!!
sábado, 15 de setembro de 2012
Contrações!!
Siimmm!!!
Estou tendo contrações há algum tempo... sinal de que já já o bicho vai pegar!
Seguinte: O trabalho de parto tem duas fases - fase latente e fase ativa. Estou passando pela fase latente, que pode durar até duas semanas (queira Deus que não demore tudo isso). Estou tendo contrações há algum tempo. Por enquanto elas não tem ritmo nenhum: não são nem de hora em hora, nem de duas em duas horas, nem de 30 em 30 minutos... simplesmente aparecem e dali a algum tempo voltam de novo, sem periodicidade definida. As contrações não estão doloridas (sinal de que o útero não está se super contraindo ainda), só sinto um endurecimento absurdo na barriga, fica parecendo PEDRA de tão dura que fica.
AGORA POUCO, há um tempinho atrás, notei que as últimas contracões vieram de uns 10 em 10 minutos... mas já faz uns 30 minutos que não vieram mais. Ou seja: ainda sem ritmo nenhum.
Tenho notado que as contrações estão ficando um pouquinho incômodas... antes a barriga ficava dura e eu nem sequer percebia. Aliás... elas eram tão imperceptíveis e nada nadinha incômodas que meu médico teve que me alertar que aquilo que eu sentia eram contrações (grávda sem noção meeesmooo!).
Agora fica meio incômodo, pouca coisa... como se alguma coisa estivesse empurrando bastante minha barriga de dentro pra fora... mas ainda não dói. O bom é que agora eu SEI, eu SINTO que a barriga fica dura.
O estranho é que não estamos nervosos... estamos, sim, ansiosos para ter o Luizinho nos braços... torcendo para ser parto normal (mas se for cesária, "no problem") e super felizes por notar que o Dia está chegando...
Estou tendo contrações há algum tempo... sinal de que já já o bicho vai pegar!
Seguinte: O trabalho de parto tem duas fases - fase latente e fase ativa. Estou passando pela fase latente, que pode durar até duas semanas (queira Deus que não demore tudo isso). Estou tendo contrações há algum tempo. Por enquanto elas não tem ritmo nenhum: não são nem de hora em hora, nem de duas em duas horas, nem de 30 em 30 minutos... simplesmente aparecem e dali a algum tempo voltam de novo, sem periodicidade definida. As contrações não estão doloridas (sinal de que o útero não está se super contraindo ainda), só sinto um endurecimento absurdo na barriga, fica parecendo PEDRA de tão dura que fica.
AGORA POUCO, há um tempinho atrás, notei que as últimas contracões vieram de uns 10 em 10 minutos... mas já faz uns 30 minutos que não vieram mais. Ou seja: ainda sem ritmo nenhum.
Tenho notado que as contrações estão ficando um pouquinho incômodas... antes a barriga ficava dura e eu nem sequer percebia. Aliás... elas eram tão imperceptíveis e nada nadinha incômodas que meu médico teve que me alertar que aquilo que eu sentia eram contrações (grávda sem noção meeesmooo!).
Agora fica meio incômodo, pouca coisa... como se alguma coisa estivesse empurrando bastante minha barriga de dentro pra fora... mas ainda não dói. O bom é que agora eu SEI, eu SINTO que a barriga fica dura.
O estranho é que não estamos nervosos... estamos, sim, ansiosos para ter o Luizinho nos braços... torcendo para ser parto normal (mas se for cesária, "no problem") e super felizes por notar que o Dia está chegando...
Fase quase-insuportável
Pois é... passei pela fase tenebrosa (enjôos), passei pela fase VIP (excelente: sem enjôos, barriguinha pequena e bem estar constante), agora cheguei na fase quase-insuportável. Digo QUASE, porque sei que tudo acontece por causa do meu filhinho lindo... e é isso que me faz aguentar tudo... e, apesar do sofrimento, continuo com um sorriso nos lábios, super feliz! Mamãe agueeeenta!!
Mas vamos lá...
Meus novos sintomas:
- SONO: constante durante o dia inteiro, porque simplesmente não consigo mais dormir de noite. Passo a noite inteira me revirando, deitando de lado (fico sem ar, as pernas doem, a virilha dói, os braços ficam dormente), sentando (sim, às vezes a melhor posição para dormir é sentada mesmo. Mas dói meu quadril e minhas pernas e minhas mãos incham terrivelmente a ponto que tenho que tirar minha aliança para que meu dedo não fique roxo). Passo a noite inteira assim: deitando, sentando... acho que vou tirando cochilinhos de hora em hora até amanhecer.
- COCHILOS durante o dia: porque não consigo dormir de noite né?
- DOR CONSTANTE: antes as dores iam e viam, eu fazia uns alongamentos, uns exercícios e as dores melhoravam... Agora não tem nada que tire minha dor... Principalmente a dor na virilha... facas afiadíssimas atravessando minha virilha o tempo todo!
- REFLUXO: o tempo tooodoo!! Sensação de vômito, a comida chega na garganta e volta pra dentro... arrotos o tempo todo. Até água me dá refluxo!! Affff....
- INCHAÇO: levou quase 9 meses para esta grávida aqui inchar... agora é inchaço o tempo todo! Fico numa dança de tirar e colocar a aliança o dia e a noite inteiros... O pé fica graaaande, aí deito e coloco-os para cima, e eles diminueeemm... Agora que estamos na época de seca em Brasília (32 graus, 19% de umidade), passo o dia com ventilador na cara, compressa gelada nas pernas, umidificador, balde de água do meu lado e muitas muitas muitas roupas lavadas espalhadas pela casa (meu apê mais parece um cortiço, mas tudo seca em algumas poucas horas... aí lavo mais roupa e vou pendurando novamente pela casa).
Tudo isso dá um desconforto tremendo... mas... claro... tudo me deixa feliz porque é tudo pelo meu Luizinho... que já é Luizão...
Mamãe aguenta!!!
Mas vamos lá...
Meus novos sintomas:
- SONO: constante durante o dia inteiro, porque simplesmente não consigo mais dormir de noite. Passo a noite inteira me revirando, deitando de lado (fico sem ar, as pernas doem, a virilha dói, os braços ficam dormente), sentando (sim, às vezes a melhor posição para dormir é sentada mesmo. Mas dói meu quadril e minhas pernas e minhas mãos incham terrivelmente a ponto que tenho que tirar minha aliança para que meu dedo não fique roxo). Passo a noite inteira assim: deitando, sentando... acho que vou tirando cochilinhos de hora em hora até amanhecer.
- COCHILOS durante o dia: porque não consigo dormir de noite né?
- DOR CONSTANTE: antes as dores iam e viam, eu fazia uns alongamentos, uns exercícios e as dores melhoravam... Agora não tem nada que tire minha dor... Principalmente a dor na virilha... facas afiadíssimas atravessando minha virilha o tempo todo!
- REFLUXO: o tempo tooodoo!! Sensação de vômito, a comida chega na garganta e volta pra dentro... arrotos o tempo todo. Até água me dá refluxo!! Affff....
- INCHAÇO: levou quase 9 meses para esta grávida aqui inchar... agora é inchaço o tempo todo! Fico numa dança de tirar e colocar a aliança o dia e a noite inteiros... O pé fica graaaande, aí deito e coloco-os para cima, e eles diminueeemm... Agora que estamos na época de seca em Brasília (32 graus, 19% de umidade), passo o dia com ventilador na cara, compressa gelada nas pernas, umidificador, balde de água do meu lado e muitas muitas muitas roupas lavadas espalhadas pela casa (meu apê mais parece um cortiço, mas tudo seca em algumas poucas horas... aí lavo mais roupa e vou pendurando novamente pela casa).
Tudo isso dá um desconforto tremendo... mas... claro... tudo me deixa feliz porque é tudo pelo meu Luizinho... que já é Luizão...
Mamãe aguenta!!!
sexta-feira, 14 de setembro de 2012
Corroborando o "quase-quase"
(Ja peco desculpas... estou escrevendo de um computador que nao tem a acentuacao configurada...)
Ja nao bastasse a Dra. Andrea (do exame de ultrassonografia) confirmar minhas suspeitas de que o Dia logo se aproxima, ontem fui ao meu obstetra e ele corroborou ainda mais, dessa vez com mais informacoes.
1) Estou com o colo do utero "apagado" , o que significa que ele esta fininho fininho... ja se preparando pro parto.
2) Estou com contracoes (e eu nem sabia). As vezes que minha barriga fica dura dura dura, super dura, na verdade sao contracoes. Nao sao aquelas contracoes falsas, mas tambem nao sao contracoes de trabalho de parto. Sao contracoes do corpo dizendo que ja esta chegando o dia... e o bom eh que essas contracoes ainda nao doem... sao soh pequenos avisos.
3) As sensacoes estranhas no canal vaginal (as quais descrevi em outro post) ja sao sintomas de que o retorno venoso esta debilitado na regiao, o que indica que o bebezinho ja eh um big bebezao. Meu utero nao vai aguentar muito tempo.
E os dados interessantes:
1) Jah estava achando que nao daria pra tentar um parto normal, mas parece que minha pelve afinal nao eh tao estreita assim. Segundo o medico, ela ta compativel com o tamanho do nenem.
2) Um porem: Luizinho esta todo posicionado do lado direito... se ele continuar assim, meu medico diz que nao quer arriscar um parto normal. Ele disse que o parto seria muito BRUTAL, e que provavelmente teria que se fazer forceps. Mas se Luizinho ir pro lado esquerdo, aih ele indica o parto normal sem qualquer contraindicacao... Tomara tomara... (meu filhinho... por favor... cai pro lado esquerdo da mamae... tem um monte de espaco pra vc lah).
Agora eh esperar... estou bem tranquila... quanto mais vai chegando perto do Dia, mais confiante de que TUDO VAI DAR CERTO eu fico...
E estou BEM feliz... MUITO feliz...
Ja nao bastasse a Dra. Andrea (do exame de ultrassonografia) confirmar minhas suspeitas de que o Dia logo se aproxima, ontem fui ao meu obstetra e ele corroborou ainda mais, dessa vez com mais informacoes.
1) Estou com o colo do utero "apagado" , o que significa que ele esta fininho fininho... ja se preparando pro parto.
2) Estou com contracoes (e eu nem sabia). As vezes que minha barriga fica dura dura dura, super dura, na verdade sao contracoes. Nao sao aquelas contracoes falsas, mas tambem nao sao contracoes de trabalho de parto. Sao contracoes do corpo dizendo que ja esta chegando o dia... e o bom eh que essas contracoes ainda nao doem... sao soh pequenos avisos.
3) As sensacoes estranhas no canal vaginal (as quais descrevi em outro post) ja sao sintomas de que o retorno venoso esta debilitado na regiao, o que indica que o bebezinho ja eh um big bebezao. Meu utero nao vai aguentar muito tempo.
E os dados interessantes:
1) Jah estava achando que nao daria pra tentar um parto normal, mas parece que minha pelve afinal nao eh tao estreita assim. Segundo o medico, ela ta compativel com o tamanho do nenem.
2) Um porem: Luizinho esta todo posicionado do lado direito... se ele continuar assim, meu medico diz que nao quer arriscar um parto normal. Ele disse que o parto seria muito BRUTAL, e que provavelmente teria que se fazer forceps. Mas se Luizinho ir pro lado esquerdo, aih ele indica o parto normal sem qualquer contraindicacao... Tomara tomara... (meu filhinho... por favor... cai pro lado esquerdo da mamae... tem um monte de espaco pra vc lah).
Agora eh esperar... estou bem tranquila... quanto mais vai chegando perto do Dia, mais confiante de que TUDO VAI DAR CERTO eu fico...
E estou BEM feliz... MUITO feliz...
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Exame confirmou: o Dia se aproxima
Hoje fiz o exame de ultrassonografia. Acho que deve ter sido o último...
A médica confirmou minhas suspeitas: de fato Luiz já está começando a se preparar para nascer.
Evidências médicas:
1) Bebê está enoooormeeee: 47cm, 3,300kg. Segundo a médica, muito difícil meu útero conseguir aguentar mais peso por muito tempo.
2) Pulmãozinho do neném está quaaaaase maduro: está em fase intermediária. Luiz já está ensaiando os movimentos de diafragma para quando ele nascer e tiver que respirar AR mesmo. Mais uma semana e os pulmões já estarão maduros.
3) Cabecinha do bebê já está beeeeem baixa, encaixadinha.
A médica disse que talvez em uma semana, talvez duas, minha bolsa estoure e eu entre em trabalho de parto. Mas ela mesmo acha improvável chegar a duas semanas de espera... e quase impossível chegar a 40 semanas de gestação. Segundo ela, se a gestação chegar a tudo isso, meu neném deverá nascer com 5kg! Hahahah!!
Agora é ficar quietinha, pra não induzir parto... reduzir atividade física... e segurar a ansiedade de conhecer o rostinho do meu Luiz.
Aliás... hoje no exame deu pra ver que ele está ainda MAIS BOCHECHUDINHO!!! Vai nascer gordinho gordinho... todo fofinho!
A médica confirmou minhas suspeitas: de fato Luiz já está começando a se preparar para nascer.
Evidências médicas:
1) Bebê está enoooormeeee: 47cm, 3,300kg. Segundo a médica, muito difícil meu útero conseguir aguentar mais peso por muito tempo.
2) Pulmãozinho do neném está quaaaaase maduro: está em fase intermediária. Luiz já está ensaiando os movimentos de diafragma para quando ele nascer e tiver que respirar AR mesmo. Mais uma semana e os pulmões já estarão maduros.
3) Cabecinha do bebê já está beeeeem baixa, encaixadinha.
A médica disse que talvez em uma semana, talvez duas, minha bolsa estoure e eu entre em trabalho de parto. Mas ela mesmo acha improvável chegar a duas semanas de espera... e quase impossível chegar a 40 semanas de gestação. Segundo ela, se a gestação chegar a tudo isso, meu neném deverá nascer com 5kg! Hahahah!!
Agora é ficar quietinha, pra não induzir parto... reduzir atividade física... e segurar a ansiedade de conhecer o rostinho do meu Luiz.
Aliás... hoje no exame deu pra ver que ele está ainda MAIS BOCHECHUDINHO!!! Vai nascer gordinho gordinho... todo fofinho!
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Presente anatelino
Desde que fizemos o Chá de Fraldas, toda semana ganhamos alguma coisinha de alguém da Anatel. Aliás, o LUIZ ganha algum mimosinho de algum colega (ou ex-colega) de trabalho do papai Nilo.
Ficamos felizes com tanto amor sendo oferecido assim... de graça para nosso filhinho!
Não existe coisa melhor na vida do que saber que nosso rebento é tão amado!
Dessa vez Luiz ganhou de uma das colegas do papai... presente feito por ela mesma!
Toalhas personalizadas. Incrível! Amamos!!
Ficamos felizes com tanto amor sendo oferecido assim... de graça para nosso filhinho!
Não existe coisa melhor na vida do que saber que nosso rebento é tão amado!
Luiz quer nascer!
Já tem uma semana que estou com umas sensações estranhas...
1) Barriga baixa, baixíssima!
2) Bebê mexendo muito muito em baixo, lá no baixo ventre mesmo.
3) Sensações vaginais esquisitas: pontadas, pressão, sensação de frouxidão.
4) Voltou a dor na virilha. E como dói!
5) Muita, muita, muita energia! Esses dias estou super bem disposta.
6) Intestino funcionando normalmente alguns dias, outros dias tenho diarréia.
Aí falei com meu médico. Ele disse que está tudo bem... mas que esses sinais indicam que meu corpo está começando a se preparar para o Grande Dia, o nascimento do Luiz.
Tudo bem que acredito piamente que a Natureza é sábia, mas estou aqui na torcida para que o Luiz aguente as pontas até a 38a. semana, quando terei certeza absoluta que ele está prontíssimo pra nascer... Quero meu bebê nascendo bem, saudável... nada de ter pequenos probleminhas por prematuridade...
Toda noite mamãe e papai conversam com o Luizinho: "Filhinho, vc vai ouvir mais 12 historinhas... aí sim você poderá nascer, tá?"
Ah! Tenho que mencionar (pra frase acima fazer sentido!) que toda noite papai Nilo lê fábulas pro Luizinho dormir... já de noite, na hora mesmo de dormir, todos na cama já se preparando para o descanso noturno.
Vamos ver como serão os próximos dias... as próximas semanas...
Mas, por enquanto: Luiz, fique dentro da barriga da mamãe!!
1) Barriga baixa, baixíssima!
2) Bebê mexendo muito muito em baixo, lá no baixo ventre mesmo.
3) Sensações vaginais esquisitas: pontadas, pressão, sensação de frouxidão.
4) Voltou a dor na virilha. E como dói!
5) Muita, muita, muita energia! Esses dias estou super bem disposta.
6) Intestino funcionando normalmente alguns dias, outros dias tenho diarréia.
Aí falei com meu médico. Ele disse que está tudo bem... mas que esses sinais indicam que meu corpo está começando a se preparar para o Grande Dia, o nascimento do Luiz.
Tudo bem que acredito piamente que a Natureza é sábia, mas estou aqui na torcida para que o Luiz aguente as pontas até a 38a. semana, quando terei certeza absoluta que ele está prontíssimo pra nascer... Quero meu bebê nascendo bem, saudável... nada de ter pequenos probleminhas por prematuridade...
Toda noite mamãe e papai conversam com o Luizinho: "Filhinho, vc vai ouvir mais 12 historinhas... aí sim você poderá nascer, tá?"
Ah! Tenho que mencionar (pra frase acima fazer sentido!) que toda noite papai Nilo lê fábulas pro Luizinho dormir... já de noite, na hora mesmo de dormir, todos na cama já se preparando para o descanso noturno.
Vamos ver como serão os próximos dias... as próximas semanas...
Mas, por enquanto: Luiz, fique dentro da barriga da mamãe!!
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Vídeo - 33 semanas de gestação.
Tudo bem que estou com 36 semanas de gestação e só agora estou postando o vídeo de 33 semanas...
É que dá um trabalhão editar cada filmezinho...
AH! Repito as instruções do vídeo anterior: No canto inferior direito do vídeo tem uma opção de ver "full screen" (tela inteira), com uma figura de quadradinho... clique nessa opção, que o vídeo vai ficar do tamanhozão da tela do computador.
Bom... segue abaixo:
Enjoy!!!
:-)
É que dá um trabalhão editar cada filmezinho...
AH! Repito as instruções do vídeo anterior: No canto inferior direito do vídeo tem uma opção de ver "full screen" (tela inteira), com uma figura de quadradinho... clique nessa opção, que o vídeo vai ficar do tamanhozão da tela do computador.
Bom... segue abaixo:
Enjoy!!!
:-)
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Presentes, presentes, presentes...
Esse blog está virando mais uma exposição dos presentinhos que meu baby está ganhando do que um relato sobre minha gestação.
Mas vamos lá, Luizinho ganhou MAIS PRESENTES.
Colega do maridão saiu de férias pros EUA e ele e a esposa trouxeram roupinhas lindas pro baby.
Tia Aline e Vovó Rosimeire aprontaram de novo! Deram essas coisinhas lindas de tricô:
Essa foi novidade!! Minha mãe me deu chinelinhos (pantufas suuuuper macias) para eu usar na maternidade. Não sabia que existia "protocolo" de calçados para pós-parida. Heheh... Amei! Já testei! Suuuper macios. O problema agora é que o marido quer roubar os chinelinhos de mim!
Mas vamos lá, Luizinho ganhou MAIS PRESENTES.
Até hoje estamos ganhando fraldas do pessoal da Anatel.
Parece que a galera lá gosta bastante do Nilo e, por tabela, já aprenderam a gostar do Luizinho.
Parece que a galera lá gosta bastante do Nilo e, por tabela, já aprenderam a gostar do Luizinho.
Ganhamos um pacotão de fraldas, que veio com um recadinho.
Repare que as letras em destaque (letras coloridas) formam outra linda mensagem.
Repare que as letras em destaque (letras coloridas) formam outra linda mensagem.
Colega do maridão saiu de férias pros EUA e ele e a esposa trouxeram roupinhas lindas pro baby.
Esse pessoal da Anatel é incrível mesmo! Adoro demais!
Tia Cris, futura sogrinha do Luizinho deu um gorrinho para que a mamãe Clá
possa deixar a cabecinha do baby bem quentinha na maternidade.
Tia Aline e Vovó Rosimeire aprontaram de novo! Deram essas coisinhas lindas de tricô:
conjuntinho de gorrinhos e conjuntinho de fraldinhas. Essas meninas são danadas mesmo!
(frente do embrulho)
("costas" do embrulho)
Essa foi novidade!! Minha mãe me deu chinelinhos (pantufas suuuuper macias) para eu usar na maternidade. Não sabia que existia "protocolo" de calçados para pós-parida. Heheh... Amei! Já testei! Suuuper macios. O problema agora é que o marido quer roubar os chinelinhos de mim!
Quem deu esse foi uma ex-colega de trabalho do maridão. Reencontramo-la num casamento e ela levou essa fofurinha para o Luiz e ainda pediu desculpas por não ter ido no Chá de Fraldas.
Ohhh... que atenção, que carinho!
Ah... o oitavo mês...
Passei todo esse tempo de gestação duvidando que iria ter tanta dificuldade nessa reta final... Engano meu.
Eu já sabia, mas achava que sairia ilesa disso tudo:
1) Falta de ar! Falta de ar! Falta de ar!! --> na maioria das vezes é uma coisa leve, dá pra conviver. Mas quando vou para lugares cheios, com muita gente, movimentação intensa, a falta de ar é tão grande que sinto que vou desmaiar!! Fico tonta, começo a perder a visão... aí é sinal que é chegada a hora de voltar pra casa. Algumas poucas vezes, quando deitei de barriga pra cima, a sensação era como se alguém estivesse me enforcando, tamanha a falta de ar também!! Achava que isso era lenda... mas não é não!!! Pior: é NORMAL!
2) Dores, dores, dores. --> Ok, nada de dores debilitantes, mas cheguei num ponto que minha massagista e meu fisioterapeuta já disseram: "Te ajudei no que dava pra ajudar, nessa altura da gestação não tem mais o que fazer por essas suas dores". Ou seja, tenho que senti-las mesmo. E só. Dor no quadril, dor na lombar, dor na virilha, elas sempre estão comigo.
3) Dormir uma noite inteira? I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L!! --> Acordo sempre de 3 em 3 horas, seja para fazer xixi, seja de dor (aí tenho que mudar de posição), seja de incômodo do inchaço das pernas e mãos durante a noite. Uma noite inteirinha de sono não rola mais há teeeempos.
4) Inchaço --> Passei 8 meses sequinha, sem inchar nada, nadica de nada. Agora chego no oitavo mês, comecei a inchar. Tudo bem, pode ser porque esteja um calor horroroso, sei lá. Mas o fato é que estou inchando demais! Algumas noites tenho que tirar a aliança, que começa a estrangular meu dedo mega inchadão. No final do dia meu pé está enorme e redondo! Faço exercícios para reduzir o inchaço diariamente, várias vezes ao dia, mas mesmo assim continuo inchando... Aiaiai... só mais um mêzinho e isso passa...
5) Vacina --> Meu médico é meio contra vacinas para gestantes. Mas ele me passou UMA: anti-tetânica. E esse negócio DÓI DEMAISSS!! Três dias com braço doloridão, mal conseguindo mexê-lo. Na hora de dormir que a coisa complicava... impossível achar alguma posição que não doesse o braço. E mais noites sem conseguir dormir, sem conseguir descansar...
6) Andar de sino --> Estou fazendo de tudo para não andar tipo "pata" (tronco para trás, pernas abertas). Mas, com o peso do barrigão, já não ando como uma dama há tempos. Agora estou andando tipo sino: badalando (tronco para trás e, a cada passo, o corpo vai prum laaaado... depois pro oooutro). Parece mesmo um sino andando: blém (vou pruma lado), blém (vou pro outro), blém... Horrível! No último mês de gestação perde-se por completo qualquer resquício de elegância.
São essas as maravilhas do oitavo mês. Mas o reconfortante é saber que daqui uns dias tudo vai acabar, Luizinho estará nos meus braços...
E a ansiedade?
Eu já sabia, mas achava que sairia ilesa disso tudo:
1) Falta de ar! Falta de ar! Falta de ar!! --> na maioria das vezes é uma coisa leve, dá pra conviver. Mas quando vou para lugares cheios, com muita gente, movimentação intensa, a falta de ar é tão grande que sinto que vou desmaiar!! Fico tonta, começo a perder a visão... aí é sinal que é chegada a hora de voltar pra casa. Algumas poucas vezes, quando deitei de barriga pra cima, a sensação era como se alguém estivesse me enforcando, tamanha a falta de ar também!! Achava que isso era lenda... mas não é não!!! Pior: é NORMAL!
2) Dores, dores, dores. --> Ok, nada de dores debilitantes, mas cheguei num ponto que minha massagista e meu fisioterapeuta já disseram: "Te ajudei no que dava pra ajudar, nessa altura da gestação não tem mais o que fazer por essas suas dores". Ou seja, tenho que senti-las mesmo. E só. Dor no quadril, dor na lombar, dor na virilha, elas sempre estão comigo.
3) Dormir uma noite inteira? I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L!! --> Acordo sempre de 3 em 3 horas, seja para fazer xixi, seja de dor (aí tenho que mudar de posição), seja de incômodo do inchaço das pernas e mãos durante a noite. Uma noite inteirinha de sono não rola mais há teeeempos.
4) Inchaço --> Passei 8 meses sequinha, sem inchar nada, nadica de nada. Agora chego no oitavo mês, comecei a inchar. Tudo bem, pode ser porque esteja um calor horroroso, sei lá. Mas o fato é que estou inchando demais! Algumas noites tenho que tirar a aliança, que começa a estrangular meu dedo mega inchadão. No final do dia meu pé está enorme e redondo! Faço exercícios para reduzir o inchaço diariamente, várias vezes ao dia, mas mesmo assim continuo inchando... Aiaiai... só mais um mêzinho e isso passa...
5) Vacina --> Meu médico é meio contra vacinas para gestantes. Mas ele me passou UMA: anti-tetânica. E esse negócio DÓI DEMAISSS!! Três dias com braço doloridão, mal conseguindo mexê-lo. Na hora de dormir que a coisa complicava... impossível achar alguma posição que não doesse o braço. E mais noites sem conseguir dormir, sem conseguir descansar...
6) Andar de sino --> Estou fazendo de tudo para não andar tipo "pata" (tronco para trás, pernas abertas). Mas, com o peso do barrigão, já não ando como uma dama há tempos. Agora estou andando tipo sino: badalando (tronco para trás e, a cada passo, o corpo vai prum laaaado... depois pro oooutro). Parece mesmo um sino andando: blém (vou pruma lado), blém (vou pro outro), blém... Horrível! No último mês de gestação perde-se por completo qualquer resquício de elegância.
São essas as maravilhas do oitavo mês. Mas o reconfortante é saber que daqui uns dias tudo vai acabar, Luizinho estará nos meus braços...
E a ansiedade?
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Células tronco
A novidade agora apareceu nessa reta final da gestação. Onde quer que eu vá, há folderes sobre coleta e armazenagem de células tronco do cordão umbilical do baby. Milhões de folderes, muitas empresas que fazem esse serviço, mas pouquíssima informação detalhada a respeito (inclusive nos próprios folderes).
Inicialmente indaguei a meu médico. Ele não é especificamente dessa área, mas disse que muitas pesquisas sobre células-tronco estão sendo desenvolvidas e que está se descobrindo que as células-tronco não existem somente, única e exclusivamente, no cordão umbilical. Ou seja, essas tais células que podem dar origem a outras milhões de outras células diferentes existem em outro lugar que não só e somente só no cordão umbilical. Ótimo. Aí perguntei se seria o caso de fazermos a coleta. Ele disse: "se na sua família há alguma doença hereditária, seria interessante...". Mas não deu uma conclusão definitiva. Afinal, cada caso é um caso e a decisão final caberia a mim e ao maridão.
Continuei a buscar informações. Hoje liguei em duas empresas: CORDCELL e CORDVIDA. Falei por telefone e recebi e-mails bem informativos. Fiquei sabendo dos valores de coleta e armazenagem (a armazenagem normalmente é feita em São Paulo, aí nesse valor há embutido o valor de transporte também. Eles dão nome a tudo isso de "adesão": coleta + transporte + armazenagem por 1 ano), fiquei sabendo que teríamos que pagar uma anuidade para continuar mantendo o materialzinho do cordão umbilical do baby... Assim... teríamos que pagar vááárias anuidades, conforme o tempo que estaríamos dispostos a conservar as células congeladas. E tudo isso pra nem sequer saber se um dia usaremos esse material!!
Sim... há doenças sérias (genética e hereditária) na família, mas ainda não se sabe se há cura ou tratamento (para que serviriam então as células-tronco nesse caso?).
Então... não sei o que fazer!!
Preparar o Luizinho prum futuro incerto de alguma doença que ele pode vir a ter e que pode vir a ter tratamento/cura? Ou numa perspectiva otimista: assegurar sua saúde desde antes mesmo do seu nascimento?
Confiar em Deus de que não haveria rastro de qualquer doença mais séria no corpinho do meu filhinho?
Fazer um mega investimento com um retorno no mínimo gratificante (a saúde do filhote)??
Gastar um dinheiro provavelmente à tôa com algo tããããooo a longo prazo, que hoje nem se sabe com certeza de sua utilidade?
Fiquei confusa. Como recebi essas informações há pouco tempo, ainda não deu tempo de conversar com o maridão. Conversaremos sériamente sobre isso. Afinal, o nascimento do baby será daqui a um mês (e a coleta é feita na hora do parto), até lá teremos que tomar uma decisão.
Inicialmente indaguei a meu médico. Ele não é especificamente dessa área, mas disse que muitas pesquisas sobre células-tronco estão sendo desenvolvidas e que está se descobrindo que as células-tronco não existem somente, única e exclusivamente, no cordão umbilical. Ou seja, essas tais células que podem dar origem a outras milhões de outras células diferentes existem em outro lugar que não só e somente só no cordão umbilical. Ótimo. Aí perguntei se seria o caso de fazermos a coleta. Ele disse: "se na sua família há alguma doença hereditária, seria interessante...". Mas não deu uma conclusão definitiva. Afinal, cada caso é um caso e a decisão final caberia a mim e ao maridão.
Continuei a buscar informações. Hoje liguei em duas empresas: CORDCELL e CORDVIDA. Falei por telefone e recebi e-mails bem informativos. Fiquei sabendo dos valores de coleta e armazenagem (a armazenagem normalmente é feita em São Paulo, aí nesse valor há embutido o valor de transporte também. Eles dão nome a tudo isso de "adesão": coleta + transporte + armazenagem por 1 ano), fiquei sabendo que teríamos que pagar uma anuidade para continuar mantendo o materialzinho do cordão umbilical do baby... Assim... teríamos que pagar vááárias anuidades, conforme o tempo que estaríamos dispostos a conservar as células congeladas. E tudo isso pra nem sequer saber se um dia usaremos esse material!!
Sim... há doenças sérias (genética e hereditária) na família, mas ainda não se sabe se há cura ou tratamento (para que serviriam então as células-tronco nesse caso?).
Então... não sei o que fazer!!
Preparar o Luizinho prum futuro incerto de alguma doença que ele pode vir a ter e que pode vir a ter tratamento/cura? Ou numa perspectiva otimista: assegurar sua saúde desde antes mesmo do seu nascimento?
Confiar em Deus de que não haveria rastro de qualquer doença mais séria no corpinho do meu filhinho?
Fazer um mega investimento com um retorno no mínimo gratificante (a saúde do filhote)??
Gastar um dinheiro provavelmente à tôa com algo tããããooo a longo prazo, que hoje nem se sabe com certeza de sua utilidade?
Fiquei confusa. Como recebi essas informações há pouco tempo, ainda não deu tempo de conversar com o maridão. Conversaremos sériamente sobre isso. Afinal, o nascimento do baby será daqui a um mês (e a coleta é feita na hora do parto), até lá teremos que tomar uma decisão.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Compras pra mamãe | Escolha do pediatra
Chegou a hora da mamãe começar a se preparar para o "Grande Dia", o "Dia L" (L de Luizinho... Dia "D" não tem nada a ver).
Hoje fomos no pediatra para ver se simpatizamos com a cara dele. E, sim, simpatizamos. Cara muito atencioso, já nos deu o celular dele para caso tenhamos qualquer dúvida. Consulta durou 45 minutos e isso porque o bebê ainda nem nasceu!! Quando Luiz nascer, primeira providência será já agendar a primeira consulta... aí vamos ver como esse pediatra é na prática... Dr. A-DE-NIR, nome esquisito...
E na volta do pediatra, fui numa lojinha de lingeries (Maria Mania, 115 norte) pra comprar os últimos apetrechos para a mamãe que se preparar para a chegada do pimpolho: sutiãs de amamentação, camisolas com botõezinhos (bonitinhas, pra poder receber a visitas na maternidade) e cinta (coisa medooonhaa!).
Me diz: por que tudo para gestante e "pós-parida" tem que ser horroroooooso!! Já não bastam aquelas meias de compressão tenebrosas!
Não posto fotos para não deixar ninguém traumatizado... essas coisas (tirando as camisolinhas liiindas) são horrendas demais!
Bom... agora é sentar e esperar o Luizinho querer nascer (por favor, filhinho: ainda não, está muito cedo). e nesse ínterim, vou lavando as coisinhas dele (roupinhas, coisinhas de berço, etc etc e e tals...) e sonhando com o rostinho do meu filhinho...
Hoje fomos no pediatra para ver se simpatizamos com a cara dele. E, sim, simpatizamos. Cara muito atencioso, já nos deu o celular dele para caso tenhamos qualquer dúvida. Consulta durou 45 minutos e isso porque o bebê ainda nem nasceu!! Quando Luiz nascer, primeira providência será já agendar a primeira consulta... aí vamos ver como esse pediatra é na prática... Dr. A-DE-NIR, nome esquisito...
E na volta do pediatra, fui numa lojinha de lingeries (Maria Mania, 115 norte) pra comprar os últimos apetrechos para a mamãe que se preparar para a chegada do pimpolho: sutiãs de amamentação, camisolas com botõezinhos (bonitinhas, pra poder receber a visitas na maternidade) e cinta (coisa medooonhaa!).
Me diz: por que tudo para gestante e "pós-parida" tem que ser horroroooooso!! Já não bastam aquelas meias de compressão tenebrosas!
Não posto fotos para não deixar ninguém traumatizado... essas coisas (tirando as camisolinhas liiindas) são horrendas demais!
Bom... agora é sentar e esperar o Luizinho querer nascer (por favor, filhinho: ainda não, está muito cedo). e nesse ínterim, vou lavando as coisinhas dele (roupinhas, coisinhas de berço, etc etc e e tals...) e sonhando com o rostinho do meu filhinho...
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Chá de Fraldas do Luiz - Mais algumas fotos
Só pra deixar registrado, posto mais algumas fotos do Chá do Molequinho.
Nas fotos, a decoração está FINALIZADA!
Repare nos detalhes:
- Mesa de guloseimas finalizada: além dos vidros com guloseimas, cada vidro já possui seu respectivo pegador/colher; marmitinhas dispostas nos cantos , copinhos para os convidados se servirem, envelopinhos à frente da mesa com mais besteirada.
- Portal de entrada no acesso ao salão.
- Disposição das três mesas: mesa de guloseimas, mesa de docinhos (mesa principal) e mesa de refris e sanduíches.
- Saquinhos de jujubas dispostas na mesa principal
- Mesa principal finalizada (com saquinhos de jujubas e latinhas)
- Latinhas dispostas ao pé das bolas de jujubas, na mesa principal
- Detalhe da decoração da parede: cataventos formando o nome "LUIZ"
Lindo demais... Não consigo parar de admirar cada detalhes dessa festinha... aliás, festONA!
Tudo muito lindo! Obrigada pelas fadas/anjinhas que fizeram tudo isso pelo meu Luiz.
Nas fotos, a decoração está FINALIZADA!
Repare nos detalhes:
- Mesa de guloseimas finalizada: além dos vidros com guloseimas, cada vidro já possui seu respectivo pegador/colher; marmitinhas dispostas nos cantos , copinhos para os convidados se servirem, envelopinhos à frente da mesa com mais besteirada.
- Portal de entrada no acesso ao salão.
- Disposição das três mesas: mesa de guloseimas, mesa de docinhos (mesa principal) e mesa de refris e sanduíches.
- Saquinhos de jujubas dispostas na mesa principal
- Mesa principal finalizada (com saquinhos de jujubas e latinhas)
- Latinhas dispostas ao pé das bolas de jujubas, na mesa principal
- Detalhe da decoração da parede: cataventos formando o nome "LUIZ"
Lindo demais... Não consigo parar de admirar cada detalhes dessa festinha... aliás, festONA!
Tudo muito lindo! Obrigada pelas fadas/anjinhas que fizeram tudo isso pelo meu Luiz.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Pilates na gestação!
Sim sim sim... Isso mesmo: PILATES durante toda a gestação!!
Pilates é um exercício físico puxadíssimo, mas, para gestantes, toda sua dinâmica muda. Fica mais focada em alongamentos, preparação da pelve para parto normal e alívio das dores. Ou seja, fica muito mais relax do que o Pilates normal, mas essencialíssimo para a qualidade de vida da gestante!
Imagina: estou com 8 meses e uma semana de gestação e me encontro SEM DORES! Impossível? Nããão... com Pilates é possível... e bom demais.
Dia desses estava na aula e o professor ficou assim... maravilhado de ver esta super-grávida chegando aos 8 meses de pança e ainda firme nos exercícios. Ele tirou fotos e me enviou-as. Fiz uma montagem (Picasa na cabeça!) e posto-a aqui, agora:
Esta semana fui no médico e perguntei se posso continuar com as aulas de Pilates. Segundo ele, contanto que eu me sinta confortável (e isso é muitíssimo pessoal), não há contraindicação médica NE-NHU-MA, especialmente no meu caso, que minha gestação está super tranquila.
Vou continuar então!! Quem sabe eu não consigo ficar firme e forte no Pilates até um dia antes de parir???
Pilates é um exercício físico puxadíssimo, mas, para gestantes, toda sua dinâmica muda. Fica mais focada em alongamentos, preparação da pelve para parto normal e alívio das dores. Ou seja, fica muito mais relax do que o Pilates normal, mas essencialíssimo para a qualidade de vida da gestante!
Imagina: estou com 8 meses e uma semana de gestação e me encontro SEM DORES! Impossível? Nããão... com Pilates é possível... e bom demais.
Dia desses estava na aula e o professor ficou assim... maravilhado de ver esta super-grávida chegando aos 8 meses de pança e ainda firme nos exercícios. Ele tirou fotos e me enviou-as. Fiz uma montagem (Picasa na cabeça!) e posto-a aqui, agora:
Esta semana fui no médico e perguntei se posso continuar com as aulas de Pilates. Segundo ele, contanto que eu me sinta confortável (e isso é muitíssimo pessoal), não há contraindicação médica NE-NHU-MA, especialmente no meu caso, que minha gestação está super tranquila.
Vou continuar então!! Quem sabe eu não consigo ficar firme e forte no Pilates até um dia antes de parir???
33 semanas de gestação!!
Chegamos a 33 semanas de gestação!!!!
Novidades que venho percebendo nas últimas semanas:
- Dificuldade de achar posição pra dormir. Mas, graças a Deus (e ao professor de Pilates e a massagista), já consegui ajustar todos os trilhões de travesseiros para que eu durma e acorde sem nadica de nada de dor.
- Dificuldade de achar posição para sentar. Por enquanto, sentar ereta, super retinha está sendo a melhor posição, mas as costas ficam cansadas com o tempo. Se eu sento toda largadona, o bebê começa a mexer feito doido!
- Falta de ar! Especialmente esta noite foi terrível! Se viro pro lado direito, falta ar... Se viro pro lado esquerdo, dá um aliviozinho, mas 5 minutos depois, falta de ar novamente. Deitar de barriga pra cima, nem pensar! Aí que não vem ar mesmo e o bebê fica incomodadíssimo!
- Refluxo. Sim, sim... estou tendo refluxo durante o dia... no início da noite... É interessante que sempre sou "lembrada" sobre o que andei comendo durante o dia... Argh!
- Dor nas costas. Isso quando fico muito tempo em pé ou quando ando muito. Mas, pelas recomedações dos meus gurus da saúde (massagista e prof de Pilates), essa é a melhor das dores, pois é uma mera dor localizada. Se é dor irradiada, aí sim que o bicho pega!
- Zero dores no quadril (que eu sentia DEMAIS e sofria o dia inteiro com isso) e nada de dores persistentes na virilha (quando as tenho, faço uns exercícios e elas passam rapidinho).
No início desta semana fui no médico e:
- Não ganhei nem 1 grama de peso. Apesar de o bebê ter crescido muito muito muitão, mantive o peso. Apesar de eu ter enfiado o pé na jaca logo nos dias após o Chá de Fraldas, não engordei nadica de nada (pelo contrário... EU perdi peso enquanto o BEBÊ cresceu e engordou)
- Batimentos cardíacos do baby super bons, 146bpm.
- Minha pressão arterial está baixinha, desta vez está 9 por 6. Como ainda estou conseguindo ficar em pé com uma pressão tão baixa assim?
Ou seja, tudo Ó-TE-MO com mamãe e bebê!
Ainda esta semana irei fazer o exame de ultrassonografia... verei se o narizinho do Luizinho puxou mesmo o nariz da vovó-Maria... narizinho de japinha. Fofo!
Ah!! Claro... segue fotinhas da mamãe-melanciônica:
Foto inspirada nas fotos do super fotógrafo Carlos Terrana (mas não sei porque não ficou tão boa..):
Novidades que venho percebendo nas últimas semanas:
- Dificuldade de achar posição pra dormir. Mas, graças a Deus (e ao professor de Pilates e a massagista), já consegui ajustar todos os trilhões de travesseiros para que eu durma e acorde sem nadica de nada de dor.
- Dificuldade de achar posição para sentar. Por enquanto, sentar ereta, super retinha está sendo a melhor posição, mas as costas ficam cansadas com o tempo. Se eu sento toda largadona, o bebê começa a mexer feito doido!
- Falta de ar! Especialmente esta noite foi terrível! Se viro pro lado direito, falta ar... Se viro pro lado esquerdo, dá um aliviozinho, mas 5 minutos depois, falta de ar novamente. Deitar de barriga pra cima, nem pensar! Aí que não vem ar mesmo e o bebê fica incomodadíssimo!
- Refluxo. Sim, sim... estou tendo refluxo durante o dia... no início da noite... É interessante que sempre sou "lembrada" sobre o que andei comendo durante o dia... Argh!
- Dor nas costas. Isso quando fico muito tempo em pé ou quando ando muito. Mas, pelas recomedações dos meus gurus da saúde (massagista e prof de Pilates), essa é a melhor das dores, pois é uma mera dor localizada. Se é dor irradiada, aí sim que o bicho pega!
- Zero dores no quadril (que eu sentia DEMAIS e sofria o dia inteiro com isso) e nada de dores persistentes na virilha (quando as tenho, faço uns exercícios e elas passam rapidinho).
No início desta semana fui no médico e:
- Não ganhei nem 1 grama de peso. Apesar de o bebê ter crescido muito muito muitão, mantive o peso. Apesar de eu ter enfiado o pé na jaca logo nos dias após o Chá de Fraldas, não engordei nadica de nada (pelo contrário... EU perdi peso enquanto o BEBÊ cresceu e engordou)
- Batimentos cardíacos do baby super bons, 146bpm.
- Minha pressão arterial está baixinha, desta vez está 9 por 6. Como ainda estou conseguindo ficar em pé com uma pressão tão baixa assim?
Ou seja, tudo Ó-TE-MO com mamãe e bebê!
Ainda esta semana irei fazer o exame de ultrassonografia... verei se o narizinho do Luizinho puxou mesmo o nariz da vovó-Maria... narizinho de japinha. Fofo!
Ah!! Claro... segue fotinhas da mamãe-melanciônica:
Foto inspirada nas fotos do super fotógrafo Carlos Terrana (mas não sei porque não ficou tão boa..):
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Menção carinhosa ao Vovô!
Não podia falar isso no post sobre o Dia dos Pais, porque ele foi dedicado especialmente ao maridão... Por isso abri esse novo post...
No domingo, quando fomos na casa da minha tia e encontramos o Vovô lá, ele perguntou: "Netinha, posso dar um beijinho do netinho... ops, no bisnetinho?".
Claro que eu disse que SIM, e ainda complementei: "Você é o pai de todo mundo aqui, vovô!".
Aí ele, nos altos dos seus 96 anos, abaixou e deu um beijinho na minha barrigONA!!
Achei tããããooo liiindooo!!!
No domingo, quando fomos na casa da minha tia e encontramos o Vovô lá, ele perguntou: "Netinha, posso dar um beijinho do netinho... ops, no bisnetinho?".
Claro que eu disse que SIM, e ainda complementei: "Você é o pai de todo mundo aqui, vovô!".
Aí ele, nos altos dos seus 96 anos, abaixou e deu um beijinho na minha barrigONA!!
Achei tããããooo liiindooo!!!
Dia dos Pais!!
Primeiro dia dos pais do papaizão Nilo!!
Se eu demandei presentes pro Dia das Mães, claro que comprei alguma coisa bem "cara de dia dos pais" pro maridão.
Fui na Imaginarium e comprei uma fronha de travesseiro, um porta-retrato (pra colocar a primeira foto do papai e do Luizinho a ser tirada ainda na maternidade), um abridor de garrafa (que é ele mesmo uma garrafa) e complementei com chocolates amargos da Kopenhagen. Tudo isso dentro de uma caixona linda, com motivos de dia dos pais, seguindo os desenhos do porta-retratos e fronha.
Deixei a sacola na sexta-feira (sou ansiosa sim, e daí?), na entrada de casa, bem no corredorzinho/hall de entrada... Assim, pro Nilo entrar e já tropeçar nos presentinhos... Acho que ele gostou da surpresinha..
E, para prestar mais uma homenagem ao paizão do ano:
No sábado fomos "convocados" a visitar minha mãe na casa dela. Lá estava ela com um presente pro Nilo, em comemoração ao Dia dos Pais. Camisa social chiquetérrima da Via Veneto, 100% algodão. Segundo ela, é pra festejar os "pais da vida dela" (Sandro e Nilo, filho e genro).
No domingo, exatamente dia dos pais, fomos almoçar na casa do sogrão, onde o Nilo foi parabenizado pelo dia dele... e depois fomos para Taguatinga, na casa da minha tia, onde estavam quase todos os Freire para comemorar o Dia dos Pais junto com o "pai de todos", vovô Gerson. Claro, maridão ganhou várias e vááárias felicitações pelo dia!
Eu AMEI ver o Nilo ser tão paparicado assim... e ele adorou receber tantas felicitações... Ficou o tempo todo falando pro Luizinho que é graças a esse rapazinho que ele hoje é PAI!!!
Se eu demandei presentes pro Dia das Mães, claro que comprei alguma coisa bem "cara de dia dos pais" pro maridão.
Fui na Imaginarium e comprei uma fronha de travesseiro, um porta-retrato (pra colocar a primeira foto do papai e do Luizinho a ser tirada ainda na maternidade), um abridor de garrafa (que é ele mesmo uma garrafa) e complementei com chocolates amargos da Kopenhagen. Tudo isso dentro de uma caixona linda, com motivos de dia dos pais, seguindo os desenhos do porta-retratos e fronha.
Deixei a sacola na sexta-feira (sou ansiosa sim, e daí?), na entrada de casa, bem no corredorzinho/hall de entrada... Assim, pro Nilo entrar e já tropeçar nos presentinhos... Acho que ele gostou da surpresinha..
E, para prestar mais uma homenagem ao paizão do ano:
No sábado fomos "convocados" a visitar minha mãe na casa dela. Lá estava ela com um presente pro Nilo, em comemoração ao Dia dos Pais. Camisa social chiquetérrima da Via Veneto, 100% algodão. Segundo ela, é pra festejar os "pais da vida dela" (Sandro e Nilo, filho e genro).
No domingo, exatamente dia dos pais, fomos almoçar na casa do sogrão, onde o Nilo foi parabenizado pelo dia dele... e depois fomos para Taguatinga, na casa da minha tia, onde estavam quase todos os Freire para comemorar o Dia dos Pais junto com o "pai de todos", vovô Gerson. Claro, maridão ganhou várias e vááárias felicitações pelo dia!
Eu AMEI ver o Nilo ser tão paparicado assim... e ele adorou receber tantas felicitações... Ficou o tempo todo falando pro Luizinho que é graças a esse rapazinho que ele hoje é PAI!!!
Curso para gestantes - Hospital Santa Luzia
E lá fomos nós para mais um curso de gestantes... desta vez no Hospital Santa Luzia.
Diferente do curso do Sta Lúcia, este foi realizado em dois finais de semana, dias 4/08 (bem no dia do Chá de Fraldas do Luiz... foi uma correria e uma canseira danada pra conseguir dar conta de tudo) e 11/08 (dia que eu e maridão completamos 5 anos de casamento!), no período da manhã.
Gostei, achei BEM interessante.
As instalações são bem melhores do que do Sta Lúcia. Auditório grande, muito bom, com espaçamento enorme entre as fileiras (sem dificuldades de locomoção para aquele mooonte de gravidonas). Coffee break bem servido, com frutas, variedade de sanduíches, bolos, sucos... muito bom!
Porém, o curso em si não foi lá tããããoo bom...
Primeiro dia teve um psicólogo/obstetra que falou sobre parto normal, escolhas entre cesária e parto normal, preparação do corpo da mulher para esse momento. Bem legal, mas achei que faltou mais informações técnicas e sobrou "psicologismos", abordagens emocionais, muito pessoais. O que me falta é justamente a parte técnica, mais informativa, mais detalhada, e nem tanto essa baboseira emocional (que basicamente é variável de mulher pra mulher).
Ainda no primeiro dia, no segundo período das palestras, foi uma enfermeira que tratou sobre amamentação. Essa palestra sim foi ótima! Enfermeira desembaraçada, falou de tudo um pouco sobre amamentação, soube responder às perguntas das mamães desesperadas.
No segundo final de semana foi falado sobre parto normal e parto cesária, procedimentos que são realizados em cada tipo de parto. Gostei bastante, mas, em comparação com as palestras do Sta Lúcia, muitas informações não foram faladas.
O bom é que tenho no meu "arquivo de memória", ou seja, na minha cabeça (na caixola), as informações que foram faladas nas DUAS palestras. Pude formular váááárias perguntas para fazer ao meu obstetra, fiquei sabendo de vários detalhezinhos que nem sonhava que existiam.
Ou seja, saldo positivo para mim, pro maridão e pro bebezinho!!
Well... HOJE recebi um e-mail me convidando pro curso de gestantes do Hospital Brasília. Vou ou não vou?? Eis a questão... Será que dois cursos já não são suficientes?
Diferente do curso do Sta Lúcia, este foi realizado em dois finais de semana, dias 4/08 (bem no dia do Chá de Fraldas do Luiz... foi uma correria e uma canseira danada pra conseguir dar conta de tudo) e 11/08 (dia que eu e maridão completamos 5 anos de casamento!), no período da manhã.
Gostei, achei BEM interessante.
As instalações são bem melhores do que do Sta Lúcia. Auditório grande, muito bom, com espaçamento enorme entre as fileiras (sem dificuldades de locomoção para aquele mooonte de gravidonas). Coffee break bem servido, com frutas, variedade de sanduíches, bolos, sucos... muito bom!
Porém, o curso em si não foi lá tããããoo bom...
Primeiro dia teve um psicólogo/obstetra que falou sobre parto normal, escolhas entre cesária e parto normal, preparação do corpo da mulher para esse momento. Bem legal, mas achei que faltou mais informações técnicas e sobrou "psicologismos", abordagens emocionais, muito pessoais. O que me falta é justamente a parte técnica, mais informativa, mais detalhada, e nem tanto essa baboseira emocional (que basicamente é variável de mulher pra mulher).
Ainda no primeiro dia, no segundo período das palestras, foi uma enfermeira que tratou sobre amamentação. Essa palestra sim foi ótima! Enfermeira desembaraçada, falou de tudo um pouco sobre amamentação, soube responder às perguntas das mamães desesperadas.
No segundo final de semana foi falado sobre parto normal e parto cesária, procedimentos que são realizados em cada tipo de parto. Gostei bastante, mas, em comparação com as palestras do Sta Lúcia, muitas informações não foram faladas.
O bom é que tenho no meu "arquivo de memória", ou seja, na minha cabeça (na caixola), as informações que foram faladas nas DUAS palestras. Pude formular váááárias perguntas para fazer ao meu obstetra, fiquei sabendo de vários detalhezinhos que nem sonhava que existiam.
Ou seja, saldo positivo para mim, pro maridão e pro bebezinho!!
Well... HOJE recebi um e-mail me convidando pro curso de gestantes do Hospital Brasília. Vou ou não vou?? Eis a questão... Será que dois cursos já não são suficientes?
Reminiscências do Chá de Fraldas...
Não é que eu faça questão de ganhar presentes... nada disso... Claro que eu GOSTO/AMO ganhar presentes e fico ainda mais feliz quando esses presentes são pro meu filhinho! Lógico!
O que eu RE-AL-MEN-TE gosto é de ver tanto carinho, tanto amor, tanta atenção, tanta consideração em relação ao meu bebezinho... A verdade é que ninguém ainda conhece o Luiz... eu sou a pessoa que mais o conhece, mas ainda não posso dizer que CO-NHE-ÇO MEEEESMO.
E, mesmo assim, mesmo sem conhecer esse serzinho tão fofo que cresce dentro de mim, as pessoas fazem questão de estar junto conosco, de dar pequenos mimos pra essa pessoinha que ainda nem conhecem.
Acho tudo isso fantástico demais! Fico encantada e sempre emocionada...
Ainda como "continuação" do Chá de Fraldas, recebemos e estamos ainda recebendo alguns mimos...
1) O pessoal da Anatel, apesar de a maioria ter comparecido, fez mais um chá de fraldas, dessa vez lá mesmo no ambiente de trabalho. Maridão voltou ontem do trabalho com um sacolão de fraldas!!
2) Ainda da Anatel, a Letícia, colega de trabalho que não pôde ir ao Chá deu pro Luizinho um bodie fofíssimo:
3) Durante o Chá ganhamos um conjuntinho liiindo da Dona Zilda e do Vovô!! Não dá pra ver direito na foto, mas o casaquinho tem orelhinhas...
4) No Chá de Fraldas ganhamos também da Suzana, também colega da Anatel (essa eu conheço bem e adoro... já me ajudou muuuuito nas decisões importantes da minha vida), um brinquedinho (um telefonezinho, a cara da Anatel, vai) e EU GANHEI UM ARRANJO DE FLORES, GIRASSÓIS! Ela disse que mamãe tem direito a presentes também! Heheh... adorei!
5) Ainda no Chá, ganhamos da Tia Lúcia dois CDs de músicas de ninar... U2 e Trilhas de Cinema. Chique né? Engraçado foi ela contando que teve que queimar os neurônios para tentar achar algum tipo de música que já não tínhamos baixado (pela internet) antes... Ah! O detalhe é que não tínhamos CD player. Para podermos colocar musiquinha pro baby, ontem mesmo compramos um cd player com entrada USB pra colocarmos no quartinho do Luiz.
(e durante o Chá, ganhamos muitas colôniazinhas, lenços umidecidos... e esses complementozinhos para banho do neném e troca de fraldas...)
5) No último domingo, dia dos pais (já já escrevo sobre os acontecimentos deste dia), encontramos Tia Alina e ganhamos MAIS FRALDAS! Quer dizer, o Luiz ganhou. E ela ainda deu por baby um pijaminha fofo acompanhado com um parzinho de pantufas! Pantufas?? Ah... coisa mais fofa, quase me derreti toda.
6) Falei pra minha mãe que ganhamos muitas muitas muitas muuuitas fraldas tamanho M. Em algum momento teremos que comprar alguns pacotes P, mas isso láááá pre frente. Claro, a danada da minha mãe comprou uns pacotinhos P para o netinho. Aiaiaiai...
Bom... e assim o Luiz vai crescendo dentro da barriga da mamãe... cercado de demonstrações de amor...
O que eu RE-AL-MEN-TE gosto é de ver tanto carinho, tanto amor, tanta atenção, tanta consideração em relação ao meu bebezinho... A verdade é que ninguém ainda conhece o Luiz... eu sou a pessoa que mais o conhece, mas ainda não posso dizer que CO-NHE-ÇO MEEEESMO.
E, mesmo assim, mesmo sem conhecer esse serzinho tão fofo que cresce dentro de mim, as pessoas fazem questão de estar junto conosco, de dar pequenos mimos pra essa pessoinha que ainda nem conhecem.
Acho tudo isso fantástico demais! Fico encantada e sempre emocionada...
Ainda como "continuação" do Chá de Fraldas, recebemos e estamos ainda recebendo alguns mimos...
1) O pessoal da Anatel, apesar de a maioria ter comparecido, fez mais um chá de fraldas, dessa vez lá mesmo no ambiente de trabalho. Maridão voltou ontem do trabalho com um sacolão de fraldas!!
2) Ainda da Anatel, a Letícia, colega de trabalho que não pôde ir ao Chá deu pro Luizinho um bodie fofíssimo:
3) Durante o Chá ganhamos um conjuntinho liiindo da Dona Zilda e do Vovô!! Não dá pra ver direito na foto, mas o casaquinho tem orelhinhas...
4) No Chá de Fraldas ganhamos também da Suzana, também colega da Anatel (essa eu conheço bem e adoro... já me ajudou muuuuito nas decisões importantes da minha vida), um brinquedinho (um telefonezinho, a cara da Anatel, vai) e EU GANHEI UM ARRANJO DE FLORES, GIRASSÓIS! Ela disse que mamãe tem direito a presentes também! Heheh... adorei!
5) Ainda no Chá, ganhamos da Tia Lúcia dois CDs de músicas de ninar... U2 e Trilhas de Cinema. Chique né? Engraçado foi ela contando que teve que queimar os neurônios para tentar achar algum tipo de música que já não tínhamos baixado (pela internet) antes... Ah! O detalhe é que não tínhamos CD player. Para podermos colocar musiquinha pro baby, ontem mesmo compramos um cd player com entrada USB pra colocarmos no quartinho do Luiz.
(e durante o Chá, ganhamos muitas colôniazinhas, lenços umidecidos... e esses complementozinhos para banho do neném e troca de fraldas...)
5) No último domingo, dia dos pais (já já escrevo sobre os acontecimentos deste dia), encontramos Tia Alina e ganhamos MAIS FRALDAS! Quer dizer, o Luiz ganhou. E ela ainda deu por baby um pijaminha fofo acompanhado com um parzinho de pantufas! Pantufas?? Ah... coisa mais fofa, quase me derreti toda.
6) Falei pra minha mãe que ganhamos muitas muitas muitas muuuitas fraldas tamanho M. Em algum momento teremos que comprar alguns pacotes P, mas isso láááá pre frente. Claro, a danada da minha mãe comprou uns pacotinhos P para o netinho. Aiaiaiai...
Bom... e assim o Luiz vai crescendo dentro da barriga da mamãe... cercado de demonstrações de amor...
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Chá de Fraldas do Luiz - o depois
Bom... depois de muito planejar, muito executar, muito curtir, muito cansar, muito achar-tudo-maravilhoso... Depois de tudo isso, claro, restaram AS FRALDAS!!
O detalhe: ainda tem mais um monte estocado na casa da Babãe!
O detalhe: ainda tem mais um monte estocado na casa da Babãe!
Chá de Fraldas do Luiz - o durante!
Além de todos os amigos, anjinhos da guarda, que me ajudaram no antes, durante e depois da festa, todos meus fornecedores foram simplesmente fantásticos!!
Destaque para:
- ASBAC: que alugou o salão. Estava já esperando aqueles funcionários preguiçosos, que não sabem dar informação correta. Lêdo engano. Todo mundo com quem lidei, desde a gerente de eventos até a faxineira foram incríveis comigo.
- Garçons: Sampaio e sua esposa Vera, indicados pela minha grande amiga Fabíola. Foram fantásticos, recebi vááários elogios e muitas pessoas estão querendo o contato deles para chamá-los para outros eventos. Além da super disposição e eficiência extrema, eles são uma simpatia!
- Café da Mata: onde encomendei doces e salgados. A pessoa que me atendeu, Elizângela, foi uma fofa, super simpática e altamente detalhista nas informações. Fiz um pedido grande, recebemos na hora combinada, como combinado... e tudo estava uma DE-LÍ-CIA!
Mas falemos do "durante", que é o título deste post.
Como havia dito anteriormente, o cansaço me nocauteou. Tirei pouquíssimas fotos... quando dei uma paradinha para descansar e comer um pouquinho (já estava ofegante e tonta de tanto ir de mesa em mesa), não consegui retormar a "sessão de fotos". Me arrependo de não ter tirado foto de todos os convidados, nem de toda a decoração finalizada (deveria ter tirado foto do "depois" também).
Bom... mas o melhor álbum de fotografias é aquele que fica na memória e no coração... E esse álbum está super recheado de momentos maravilhosos!
Segue algumas fotos.
Galera da Anatel!!
Sim, sim... Faltou fotos do meu irmão, da cunhada, da sobrinha linda-fofa, da Araci e Freire, do colega do maridão (Ildomar e família), da Silvania e família... etc etc e tal... muitas muitas fotos que não tirei. Enfim, como fotógrafa, sou uma ótima filósofa!
Mas como já disse, as "fotos" no meu "álbum da memória" são simplesmente PRICELESS!! E essas, irei levar pra vida inteira!
Beijos carinhosos, emocionados e chorosos para todos que estão comigo nesses momentos tão importantes...
Destaque para:
- ASBAC: que alugou o salão. Estava já esperando aqueles funcionários preguiçosos, que não sabem dar informação correta. Lêdo engano. Todo mundo com quem lidei, desde a gerente de eventos até a faxineira foram incríveis comigo.
- Garçons: Sampaio e sua esposa Vera, indicados pela minha grande amiga Fabíola. Foram fantásticos, recebi vááários elogios e muitas pessoas estão querendo o contato deles para chamá-los para outros eventos. Além da super disposição e eficiência extrema, eles são uma simpatia!
- Café da Mata: onde encomendei doces e salgados. A pessoa que me atendeu, Elizângela, foi uma fofa, super simpática e altamente detalhista nas informações. Fiz um pedido grande, recebemos na hora combinada, como combinado... e tudo estava uma DE-LÍ-CIA!
Mas falemos do "durante", que é o título deste post.
Como havia dito anteriormente, o cansaço me nocauteou. Tirei pouquíssimas fotos... quando dei uma paradinha para descansar e comer um pouquinho (já estava ofegante e tonta de tanto ir de mesa em mesa), não consegui retormar a "sessão de fotos". Me arrependo de não ter tirado foto de todos os convidados, nem de toda a decoração finalizada (deveria ter tirado foto do "depois" também).
Bom... mas o melhor álbum de fotografias é aquele que fica na memória e no coração... E esse álbum está super recheado de momentos maravilhosos!
Segue algumas fotos.
A minha "irmãzona", juntamente com minha "mãe de aluguel",
"segunda mãe", "mãe do coração"...
"segunda mãe", "mãe do coração"...
As anjinhas que cuidaram de toda a decoração (DE CORAÇÃO)
Amigos de longa data e amigos de agora, mas amo todos profundamente:
Amigos de ORKUT, que conheci na época do casamento,
e que tanto me ajudam e que tanto adoro!!
Eram amigos de trabalho, viraram amigos da vida!
Com participação da Bellinha, na barriga da mamãe Cris!
Galera da Anatel!!
Os Pasquali's!!
Com participação especial da Babãe!
E, claro, a cereja do bolo, minha família: Os Freires!!
Sim, sim... Faltou fotos do meu irmão, da cunhada, da sobrinha linda-fofa, da Araci e Freire, do colega do maridão (Ildomar e família), da Silvania e família... etc etc e tal... muitas muitas fotos que não tirei. Enfim, como fotógrafa, sou uma ótima filósofa!
Mas como já disse, as "fotos" no meu "álbum da memória" são simplesmente PRICELESS!! E essas, irei levar pra vida inteira!
Beijos carinhosos, emocionados e chorosos para todos que estão comigo nesses momentos tão importantes...
Chá de Fraldas do Luiz
Depois de meses e meses de planejamento, compras, etc etc e tal, neste final de semana finalmente aconteceu o CHÁ DE FRALDAS do baby.
Com a organização das grandes artistas Aline e Tia Rosimeire, o evento foi um suuuuuuucesso!!
O que mais gostei:
1) Todo o processo de organização: a Aline idealizava, procurava fotos na internet, me consultava e eu, na maioria das vezes dava o "ok" pra ela seguir em frente. Todo o planejamento, desde pensar no tema, cores, quanto fazer as compras, ajeitar os detalhes (fazer lembrancinhas, cortar panos)... O aluguel do salão, que tive uma mega ajuda da Araci que, super prestativa e cheia de amor, nos ajudou nisso. E também o dia da montagem da festa... na qual não estive presente, mas meus anjinhos da guarda estavam lá cuidando de tudo.
2) O evento em si: as várias pessoas que participaram, que puderam estar presentes, que rechearam o dia com muito amor voltado para este serzinho que sequer nasceu. Foi uma delícia sentir todo esse amor, ver tantas pessoas que amamos já estão amando nosso filhinho.
3) A finalização: quando algumas pessoas ficaram até mais tarde nos ajudando a desmontar tudo, empilhar dentro do carro, trazer para nosso apartamento. Muito amor, muito cuidado, muito carinho conosco.
O que não gostei, DE-TES-TEI: meu cansaço me encheu o saco!! Dor nas costas terrível! E, pelo cansaço, não consegui tirar nem metade das fotos que tinha planejado tirar. Fiquei brava comigo mesma.Grrrrrr!!!
Sobre a decoração, tudo ficou lindo demais. Como a Aline mesmo disse, foi uma DE-CORAÇÃO. Tudo foi feito realmente com muito amor por esssa minha amiga-prima-mais-que-irmã-verdadeira-alma-gêmea!
Fiz uma montagemzinha de alguns detalhezinhos da decoração:
Com a organização das grandes artistas Aline e Tia Rosimeire, o evento foi um suuuuuuucesso!!
O que mais gostei:
1) Todo o processo de organização: a Aline idealizava, procurava fotos na internet, me consultava e eu, na maioria das vezes dava o "ok" pra ela seguir em frente. Todo o planejamento, desde pensar no tema, cores, quanto fazer as compras, ajeitar os detalhes (fazer lembrancinhas, cortar panos)... O aluguel do salão, que tive uma mega ajuda da Araci que, super prestativa e cheia de amor, nos ajudou nisso. E também o dia da montagem da festa... na qual não estive presente, mas meus anjinhos da guarda estavam lá cuidando de tudo.
2) O evento em si: as várias pessoas que participaram, que puderam estar presentes, que rechearam o dia com muito amor voltado para este serzinho que sequer nasceu. Foi uma delícia sentir todo esse amor, ver tantas pessoas que amamos já estão amando nosso filhinho.
3) A finalização: quando algumas pessoas ficaram até mais tarde nos ajudando a desmontar tudo, empilhar dentro do carro, trazer para nosso apartamento. Muito amor, muito cuidado, muito carinho conosco.
O que não gostei, DE-TES-TEI: meu cansaço me encheu o saco!! Dor nas costas terrível! E, pelo cansaço, não consegui tirar nem metade das fotos que tinha planejado tirar. Fiquei brava comigo mesma.Grrrrrr!!!
Sobre a decoração, tudo ficou lindo demais. Como a Aline mesmo disse, foi uma DE-CORAÇÃO. Tudo foi feito realmente com muito amor por esssa minha amiga-prima-mais-que-irmã-verdadeira-alma-gêmea!
Fiz uma montagemzinha de alguns detalhezinhos da decoração:
Docinhos com espetinhos personalizados, copinhos com mini-confetis,
bola de jujubas, mesa de guloseimas, pedestal cheiiinho de docinhos...
bola de jujubas, mesa de guloseimas, pedestal cheiiinho de docinhos...
E a Marina, filha da minha super anjinha da guarda Araci, fez outra montagem mega fofa:
E as mesas? Teve mesa azul com forro branco e mesa branca com forro azul.
E os centros de mesa? Foooofos demais.... produção da artista Aline!
E uma tomada geral do salão, pra ver o visu. Não me aguentei e tirei a foto antes da produção terminar...
Ainda tiveram vários cataventos nas paredes e pilastras...
Ainda tiveram vários cataventos nas paredes e pilastras...
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Quarto do Luiz: PRONTINHO!!
Finalmente terminamos os últimos detalhes da decoração do quarto do baby...
Quadros, cortina, tapete (EVA), pufe, poltrona de amamentação,
puxadores de guitarra, almofadão de amamentação...
Tudo certo!
Berço, kit berço, babá eletrônica, mais quadro, mosquiteiro, adesivos de parede.
Acho que está tudo aí!
Cômoda, kit de higiene, brinquedinhos, lixeirinha, mais adesivos de parede...
Tudo pronto pro Luiz chegar!
31 semanas - fotos
Gentem... olha como eu cresci!!
Perfil... barriga imensaaa... pontudona...
Sentei! Olha a cara de felicidade por ter conseguido sentar!
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Dormi uma noite inteira!!
Já faz MESES que não tenho uma noite tranquila de sono.
Desde 4o. ou 5o. mês de gestação meu sono é sempre picado. No início o Luiz me acordava de madrugada com os golpezinhos de karatê dele. Resolvemos isso com as conversas pré-sono do papai Nilo. E quando papai diz que é hora de dormir, Luizinho obedece direitinho.
Depois começaram as dores devido ao peso da melancia. Todas as noites acordo com dor no quadril (essas são as piores dores!!), dor no pesçoco, dor nos joelhos, dor nos braços... Dor em tudo! Viro pro lado, pára de doer. Aí começa a doer em outro lugar, acordo de dor novamente. Viro pro outro lado, pára de doer novamente. Duas horas se passam, acordo de novo com outra dor. E assim passa a noite... eu me revirando na cama, travesseiros pra cá e pra lá, maridão bem na beiradinha da cama, dores aqui, dores ali.
Esta noite foi NOVIDADE!! Dormi diretão!!! Finalmente acertei a posição e a altura dos travesseiros... e dormi um sono gostooooso... Só fui acordar quando já tinha amanhecido. Achei esquisitão até!
Ah... me sinto revigorada!
(Dicas: durma sempre de lado, nunca de barriga pra cima. Assim a lombar não fica sobrecarregada. De lado, apóie a barriga num travesseiro baixo. Se for muito baixo, não faz diferença e a coluna acorda doendo. Se for muito alto o travesseiro, o bebê mexe o tempo todo reclamando. Ache a altura perfeita - mega difícil. Entre as pernas coloque um monte de travesseiros, de forma que a perna que fica em cima fique reta em relação ao quadril. Dica de ouro: quadril e perna de cima sempre alinhados, quadril nunca deve ficar virado. A perna que fica em baixo nunca deve ficar dobrada, senão acaba sobrecarregando o quadril novamente. Deixe-a sempre estirada. Fotos que mais ou menos ilustram o que eu estou recomendando...)
Desde 4o. ou 5o. mês de gestação meu sono é sempre picado. No início o Luiz me acordava de madrugada com os golpezinhos de karatê dele. Resolvemos isso com as conversas pré-sono do papai Nilo. E quando papai diz que é hora de dormir, Luizinho obedece direitinho.
Depois começaram as dores devido ao peso da melancia. Todas as noites acordo com dor no quadril (essas são as piores dores!!), dor no pesçoco, dor nos joelhos, dor nos braços... Dor em tudo! Viro pro lado, pára de doer. Aí começa a doer em outro lugar, acordo de dor novamente. Viro pro outro lado, pára de doer novamente. Duas horas se passam, acordo de novo com outra dor. E assim passa a noite... eu me revirando na cama, travesseiros pra cá e pra lá, maridão bem na beiradinha da cama, dores aqui, dores ali.
Esta noite foi NOVIDADE!! Dormi diretão!!! Finalmente acertei a posição e a altura dos travesseiros... e dormi um sono gostooooso... Só fui acordar quando já tinha amanhecido. Achei esquisitão até!
Ah... me sinto revigorada!
(Dicas: durma sempre de lado, nunca de barriga pra cima. Assim a lombar não fica sobrecarregada. De lado, apóie a barriga num travesseiro baixo. Se for muito baixo, não faz diferença e a coluna acorda doendo. Se for muito alto o travesseiro, o bebê mexe o tempo todo reclamando. Ache a altura perfeita - mega difícil. Entre as pernas coloque um monte de travesseiros, de forma que a perna que fica em cima fique reta em relação ao quadril. Dica de ouro: quadril e perna de cima sempre alinhados, quadril nunca deve ficar virado. A perna que fica em baixo nunca deve ficar dobrada, senão acaba sobrecarregando o quadril novamente. Deixe-a sempre estirada. Fotos que mais ou menos ilustram o que eu estou recomendando...)
A ideia de dormir com travesseiro sob a barriga já é muito utilizada pelas gestantes. Não precisa comprar um travesseiro só pra isso, basta encontrar um travesseiro na sua casa que a altura dê conta do peso da barriga. Mas existe essa opção para as mamães que adoram comprar essas coisinhas...
Essa foto abaixo é quaaaase ideal para a posição nas pernas. Pra mim, se minha perna fica um pouquinho caída (como na foto), o quadril já amanhece dolorido. Recomendo que o travesseiro seja um teco mais alto, de forma que perna e quadril fiquem alinhados. Outro detalhe: perna de baixo sempre reta, estirada (na foto ela está dobrada). Quando eu dormia com a perna de baixo dobrada, a dor no quadril na manhã seguinte era tão intensa que mal conseguia andar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012
Ataque de nervos!!
Eu não sabia que estar grávida cansava taaaantooo!!!
Sempre ouvi dizer, mas sinceramente, sempre achei frescurite. Lêdo engano!!
Ontem, com a finalização do curso e os preparativos pro Chá de Fraldas do moleque, tive um dia super intenso. Em resumo: manhã inteira sentada (não grávida é ótimo, mas grávida eu senti dores nas pernas, nas costas, no quadril... na alma), tarde inteira em pé (e pernas e pés mega inchados, doloridos... dor no quadril de novo) e noite brigando com computador (sentada na cadeira, de novo, tudo doendo).
O que me salvou foi que tive aula de Pilates. O professor estranhou meu cansaço, minhas olheiras, minha palidez. Só passou alongamentos. O que foi óóóótiiimoooo... me descansou (por pouco tempo, porque logo em seguida tive que voltar ao computador e continuar a batalha tecnológica).
Chegou um momento do dia, estava tãããooo cansada, sem conseguir sair daquelas situações, sem parar de sentir dor, que entrei em pânico e desabei num choro desesperado!! Chorei de soluçar!! E só ficava falando: "Ai, to cansada, to cansada, to cansada".... e continuava solução, chorando...
Aff... Mas tudo passou. Uma noite bem dormida, uma manhã SEM DOR (aprendi umas posições pra dormir, com milhões de travesseiros me amparando, que ajudaram demais), me revigoraram!
Mas o peso na consciência de ter deixado meu bebê também nervoso ainda está doendo na minha alma até agora...
Sempre ouvi dizer, mas sinceramente, sempre achei frescurite. Lêdo engano!!
Ontem, com a finalização do curso e os preparativos pro Chá de Fraldas do moleque, tive um dia super intenso. Em resumo: manhã inteira sentada (não grávida é ótimo, mas grávida eu senti dores nas pernas, nas costas, no quadril... na alma), tarde inteira em pé (e pernas e pés mega inchados, doloridos... dor no quadril de novo) e noite brigando com computador (sentada na cadeira, de novo, tudo doendo).
O que me salvou foi que tive aula de Pilates. O professor estranhou meu cansaço, minhas olheiras, minha palidez. Só passou alongamentos. O que foi óóóótiiimoooo... me descansou (por pouco tempo, porque logo em seguida tive que voltar ao computador e continuar a batalha tecnológica).
Chegou um momento do dia, estava tãããooo cansada, sem conseguir sair daquelas situações, sem parar de sentir dor, que entrei em pânico e desabei num choro desesperado!! Chorei de soluçar!! E só ficava falando: "Ai, to cansada, to cansada, to cansada".... e continuava solução, chorando...
Aff... Mas tudo passou. Uma noite bem dormida, uma manhã SEM DOR (aprendi umas posições pra dormir, com milhões de travesseiros me amparando, que ajudaram demais), me revigoraram!
Mas o peso na consciência de ter deixado meu bebê também nervoso ainda está doendo na minha alma até agora...
Curso para gestantes - Hospital Santa Lúcia
Fiquei sabendo há uns meses atrás que os hospitais particulares costumam ministrar ciclo de palestras para gestantes. Fui atrás de descobri que Hospital Santa Lúcia, Hospital Santa Luzia, Hospital Anchieta, HFA, Hospital Brasília, todos têm palestras mensais para gestantes.
Me inscrevi em duas.
Esta semana, terça, quarta e quinta, foram as palestras no Santa Lúcia.
Meu amigo me perguntou: "Uai!! Quer dizer que agora é preciso de CURSO para ser mãe???". Bom... informação é sempre bem-vinda, né? Ainda mais para uma GRÁVIDA SEM NOÇÃO como eu!
As palestras do Sta Lúcia foram ótimas, muito informativas. Abordaram:
- Parto Normal
- Porto Cesária
- Amamentação (palestra com enfermeira do Banco de Leite)
- Tira dúvidas com pediatra (perguntas e respostas com um pediatra muito bom)
- Como lidar com as dores dos últimos meses (palestra com educadora física)
- Cuidados com recém-nascido
Foi ótimo! Eu tinha muitas ideias erradas principalmente sobre parto normal (nem me assusta mais tanto) e sobre os cuidados com RN.
Estou bem mais tranquila.
O que foi pééééssimo foi que empuleiraram 25 grávidas e seus acompanhantes num auditório minúsculo, onde as cadeiras eram super perto umas das outras (pra ter ideia, eu, que tenho 1,50m de altura, batia meu joelho na poltrona da frente), não tinha espaço pra circulação direito (imagina na hora do lanche aqueles 25 barrigões disputando lanche) e só um banheiro (sempre tinha fila interminável de grávidas na porta do banheiro).
Mas, de PALESTRAS, informações, foi tudo ótimo!!!
Me inscrevi em duas.
Esta semana, terça, quarta e quinta, foram as palestras no Santa Lúcia.
Meu amigo me perguntou: "Uai!! Quer dizer que agora é preciso de CURSO para ser mãe???". Bom... informação é sempre bem-vinda, né? Ainda mais para uma GRÁVIDA SEM NOÇÃO como eu!
As palestras do Sta Lúcia foram ótimas, muito informativas. Abordaram:
- Parto Normal
- Porto Cesária
- Amamentação (palestra com enfermeira do Banco de Leite)
- Tira dúvidas com pediatra (perguntas e respostas com um pediatra muito bom)
- Como lidar com as dores dos últimos meses (palestra com educadora física)
- Cuidados com recém-nascido
Foi ótimo! Eu tinha muitas ideias erradas principalmente sobre parto normal (nem me assusta mais tanto) e sobre os cuidados com RN.
Estou bem mais tranquila.
O que foi pééééssimo foi que empuleiraram 25 grávidas e seus acompanhantes num auditório minúsculo, onde as cadeiras eram super perto umas das outras (pra ter ideia, eu, que tenho 1,50m de altura, batia meu joelho na poltrona da frente), não tinha espaço pra circulação direito (imagina na hora do lanche aqueles 25 barrigões disputando lanche) e só um banheiro (sempre tinha fila interminável de grávidas na porta do banheiro).
Mas, de PALESTRAS, informações, foi tudo ótimo!!!
Presentinho da Araci
Este presentinho eu já sabia que existia, pois foi comunicado via Facebook pela tia babona Araci há um tempinho atrás. Mas, mesmo assim, recebê-lo foi uma delícia!
Olha que coisinha mais fofa:
E o ursinho na prateleira de brinquedinhos...
Presentes de Londres!
Recebemos visitas diretamente de LONDRES!!
E, olha que chique, Luizinho ganhou maaaais presentes.
Sabe que antes eu achava que coisinhas de menininhas era mais bonitinhas do que as coisas de meninos Mas hoje, com Luiz na barriga, estou curtindo muito muito MUUITOO mais as coisinhas de menininho...
Orgulho de mãe?
Segue fotos:
E, olha que chique, Luizinho ganhou maaaais presentes.
Sabe que antes eu achava que coisinhas de menininhas era mais bonitinhas do que as coisas de meninos Mas hoje, com Luiz na barriga, estou curtindo muito muito MUUITOO mais as coisinhas de menininho...
Orgulho de mãe?
Segue fotos:
Assinar:
Postagens (Atom)